Internautas promovem boicote ao filme ‘Aquarius’ após protestos em Cannes

Atores do filme de Kleber Mendonça protestaram em Cannes contra "golpe do Impeachment"

Marcelo Albuquerque
Por Marcelo Albuquerque
6c8611ee1c3d390e65abaee6fd221ad1

O filme brasileiro Aquarius, dirigido por Kleber Mendonça Filho – de O Som ao Redor (2012) – tem causado furor, desde que foi exibido no Festival de Cannes na última terça-feira (17).

Tanto o diretor quanto a atriz principal do longa, Sonia Braga, e elenco, protestaram no tapete vermelho contra o impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff(PT) e contra o governo interino de Michel Temer (PMDB).

Eles levantaram placas que se referem à chegada de Temer ao poder é um “golpe” e que os 54 milhões de votos que reelegeram Dilma em 2014 foram “queimados”.Aquarius concorre à Palma de Ouro, na principal competição do festival.

Nesta quarta (18), a hashtag #BoicoteAquarius tem feito o Twitter ferver com mensagens contra o filme de Mendonça.

Além de propôr um boicote, os manifestantes têm expressado apoio ao impeachment de Dilma e repúdio à autorização que a obra recebeu para captar, via Lei do Audiovisual, R$ 2,9 milhões (por ora, a quantia não foi recebida, e o prazo para tanto é 31/12/2017).

O longa venceu também um edital de R$ 1 mi do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e recebeu fomento da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe).

O perfil de Braga no Facebook tem recebido várias críticas e mensagens de apoio ao boicote também. (Via Huffpost)

Confira alguns posts do boicote no Twitter: