Instituto em Goiânia realiza live educativa no Dia Mundial do AVC

A campanha de 2020 visa aumentar a conscientização sobre o risco individual do derrame

Adelina Lima
Por Adelina Lima
a6a9e970aa7e02b1416d7d5b0dd492fa

O Dia Mundial do AVC é celebrado nesta quinta-feira, 29 de outubro. Neste dia, às 13h, haverá live educativa sobre o assunto, com transmissão pelo Faceebook, realizada pelo Instituto Mover. Na ocasião, o médico neurologista Marco Aurélio Fraga Borges falará sobre prevenção, formas de reconhecimento dos sinais e urgência no socorro médico. A mediação será da Rejane Duarte, Diretora do Instituto Mover.

Conhecido popularmente como Derrame, o AVC pode ser de dois tipos: isquêmico e hemorrágico. A campanha de 2020 “Don’t be the One” (“Não Deixe que Seja Você”) visa aumentar a conscientização sobre o risco individual de AVC e equipar ao máximo as pessoas com informações e ferramentas de prevenção que podem salvar vidas.

Juntamente com neurologistas, neurocirurgiões e voluntários da campanha, o Instituto irá realizar atividades e eventos online em diversos canais, trabalhando a orientação da população sobre as formas de identificação do AVC, da prevenção em relação aos fatores de risco, e na divulgação sobre a existência de uma medicação para o AVC isquêmico (80% dos casos), que se aplicada em até 4 horas após o início dos sintomas, elimina ou reduz drasticamente as possíveis sequelas.

De acordo com pesquisa realizada pela Rede Brasil AVC, a cada ano 13,7 milhões de pessoas no mundo tem um AVC, enquanto 5,5 milhões morrem. O AVC é a segunda causa de morte no mundo e a primeira causa de incapacidade, mas com as atitudes corretas, 90% dos casos podem ser evitados.

 

 Foto: Reprodução/Getty Images