Igreja bicentenária em Pirenópolis é revitalizada com nova pintura

A Igreja Nosso Senhor do Bonfim é tombada pelo Iphan desde 1990

Paloma M. Carvalho
Por Paloma M. Carvalho
30cf644f05f1fa71fd2bb2b95c1c18a3

Começa nesta sexta-feira, 14 de julho, o trabalho de revitalização da pintura externa da Igreja Nosso Senhor do Bonfim, em Pirenópolis. Ao todo, cinco pintores participam da obra.

O imóvel está inserido no Conjunto Arquitetônico, Urbanístico, Paisagístico e Histórico da Cidade de Pirenópolis e é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) desde 1990.

“A revitalização da pintura da fachada, somada ao seu excelente estado de conservação, irá contribuir com a beleza urbana da cidade”, explica o engenheiro civil Newton Figueiredo Neto. A Igreja permanecerá com a cor atual, branco neve nas alvenarias e azul claro e escuro nas molduras, portal e janelas.

A Igreja Nosso Senhor do Bonfim acumula 260 anos de história e foi construída por escravos, entre 1750 e 1754. No passado, ela recebeu da Bahia uma imagem de tamanho natural do Nosso Senhor do Bonfim, levada à Pirenópolis por um comboio de mais de 250 escravos a mando do Sargento-Mor Antônio José. Até hoje, é costume entre os moradores da cidade é pedir a benção do Senhor do Bonfim antes das grandes realizações, como viagens, casamentos e manifestações religiosas, como a Festa do Divino e as Cavalhadas.

 

Foto: Reprodução / Pirenópolis Tur