Igreja abandonada com ruínas do século passado é de dar arrepios a 90 km de Goiânia

O templo foi construído num antigo povoado próximo a Cristianópolis

Redação Curta Mais
Por Redação Curta Mais
098cac3d4cb91cad71c43c499fc36dbd

Se você já passou pela GO-020, deve ter se deparado com ruínas de uma igreja no meio do cerrado, a 9 km de Cristianópolis. Os escombros são da antiga igreja do Patrimônio da Pirraça, erguida por fazendeiros locais, na década de 1940.

Do antigo povoado de Aureliópolis, só restaram as ruínas da igreja. O desaparecimento da vila foi gradativo – os moradores venderam seus terrenos a um fazendeiro e assim um a um foi deixando a vila. A ruína hoje fica nas terras da Fazenda Campo Alegre, que era conhecida antigamente como a Capela de São Sebastião e Santa Terezinha.

As imagens dos santos da igreja, São Sebastião e Santa Terezinha, estão com uma senhora que mora em Catalão e o sino com o padre de Bela Vista. A história do extinto povoado de Aureliópolis remonta a um período tenso na região: a briga entre católicos e evangélicos.

A igreja da Pirraça

Por volta de 1905 chega a Goiás o evangélico Ricardo José do Vale que se instalou inicialmente em Catalão e depois em Santa Cruz de Goiás. José Pereira Faustino, proprietário da Fazenda Gameleira convidou Ricardo para fazer cultos de evangelização em sua fazenda. A comunidade católica simplesmente se rebelou contra os evangélicos. Faustino se converteu e em 1906 doou uma parte da propriedade para que fosse construído um templo que foi concluído totalmente em 1909. Ao redor desse templo foi se formando um povoado que recebeu o nome de Gameleira e tempos depois, em 1927, mudou para Cristianópolis que mantém esse nome até hoje e é vizinha a Bela Vista de Goiás.

Apesar do cenário macabro, o local, no entanto, é bastante visitado e utilizado em fotos e filmagens de casamento e ensaios temáticos de fotógrafos profissionais. O local também já virou palco da banda goiana Two Wolves, da cantora gospel Ludmila Ferber e do cantor Gusttavo Lima.

IMPORTANTE: O local fica em propriedade privada. Acesso mediante autorização.

Foto capa: @mistermagela