Ícone modernista foi sede da Assembleia Legislativa de Goiás

Estima-se que o Palácio Alfredo Nasser seja entregue a Prefeitura em meados de maio

Julia Macedo
Por Julia Macedo
14b28ac091102b96c248634c97686bd6

A Assembleia Legislativa de Goiás (ALEGO) oficializou sua mudança para o prédio Maguito Vilela. Por cerca de sessenta anos o Parlamento funcionou no Palácio Alfredo Nasser. Com uma diversidade de sedes em seu histórico, a Alego recebe sua primeira casa oficial no ano de 1962. Aos 29 anos da cidade, o Bosque dos Buritis teve parte de seu terreno cedido à Assembleia Legislativa. 

O Palácio Alfredo Nasser surge carregado por um simbolismo histórico e cultural. Seus traços arquitetônicos retratam uma cidade projetada com predisposição à modernidade. O projeto do edíficio desenvolvido por Eurico Calixto de Godoi em parceria com Elder Rocha Lima se erguia sob um plano diretor de apenas dois blocos. Em um deles estava os gabinetes dos deputados, já no outro, estruturava-se o plenário e o refeitório.

palácio

Seguindo a ideologia do modernismo em poucos detalhes e formato simples, dentro dos blocos os ambientes eram divididos através dos móveis. Sem aqueles imobiliários o lugar era um vão livre com banheiros ao fundo. A criação de áreas de circulação foi interligada por grandes rampas e escadas em concreto puro para trazer certa monumentalização à esses lugares.

O interior do prédio foi interligado por pilotis, um conjunto de pilastras e coluna que sustentam as paredes, ao mesmo tempo em que contemplam o lugar com vãos livres. Em tradução, apesar de possuir pilastras o edifício foi contemplado com grandes espaços abertos sem a obstrução destas. 

PALÁCIO

Uma entrada concedia acesso público direto ao plenário. Dentro do órgão deliberativo máximo do Poder Judiciário, as arquibancadas foram posicionadas lado a lado com a câmara dos deputados. O lugar privilegiado permitia visão geral aos políticos. A amplitude de todos os espaços facilitava o acesso para todos. 

Com sua inauguração, o prédio recebeu o título de Palácio dos Buritis. Foi através de um projeto de Lei do deputado Ary Valadão que a sede conduziu-se ao batismo de Palácio Alfredo Nasser posteriormente. A homenagem era oferecida ao goiano que teve sua vida dedicada à política, bem como ao jornalismo e à advocacia. 

PALÁCIO

Em virtude da transformação do Bosque dos Buritis na nova sede da cultura goiana, o local está entregue para a prefeitura. Estima-se que a partir de maio o Palácio Alfredo Nasser abrigará a Secretaria de Cultura do Estado de Goiás. 

Imagem: Acervo ALEGO

Quer receber nossas dicas e notícias em primeira mão? É só entrar em um dos grupos do Curta Mais. Basta clicar AQUI e escolher.