Ícone da arquitetura de Goiânia, Estação Ferroviária completa 65 anos

src

por

05/09/2015 às 12:53 - Atualizado em 05/09/2015 às 12:58

Faça uma avaliação

Ícone da arquitetura e um dos símbolos mais representativos de Goiânia, a Estação Ferroviária de Goiânia completa 65 anos no dia 07 de setembro de 2015. Localizada na Praça do Trabalhador, no Setor Central da Capital, a construção foi tombada pelo IPHAN em 2003 como Patrimônio Histórico Nacional pelo seu valor histórico e arquitetônico.

Inaugurada em 1950, ainda sem funcionamento de trens, a Estação passou a receber trens de carga e de passageiros apenas dois anos depois, em 1952, e funcionou até a década de 1980, quando o pátio ferroviário de Goiânia foi transferido para Senador Canedo devido à ampliação da Avenida Goiás e a construção da nova rodoviária da capital.

Em estilo Art Déco, o prédio da Estação Ferroviária possui na área interna painéis pintados por Frei Confaloni, expoente do modernismo goiano e um dos 12 maiores artistas plásticos de Goiás de todos os tempos. Infelizmente, a construção sofre hoje com a falta de segurança e de conservação. Ainda assim, a Estação Ferroviária de Goiânia é uma das 15 obras de arquitetura em Goiânia que todo mundo deveria ver de perto e, sem dúvida, se ela estivesse em qualquer cidade da Europa, todo mundo faria fila pra ver.

Que tal tirar o feriadão de 07 de setembro para visitar uma das construções históricas mais marcantes de Goiânia e aprender mais sobre a arquitetura da capital?

 

estação

Estação Ferroviária de Goiânia em 1957.

Foto: Tomas Somlo, da Enciclopédia dos Municípios Brasileiros do IBGE, de 1959.

 

A

Estação Ferroviária de Goiânia em 2001.

Foto: Fernando Schmidt.

 

Estação

 

Estação

Estação

Estação

 Estação Ferroviária de Goiânia

  

Todo conteúdo desse site é de direito reservado ao Curta Mais.

Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização expressa e formalizada do veículo.

Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. – Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais.

Curta Mais - Todos os direitos reservados.

Você também pode gostar

Clube Curta Mais
Clube de vantagens e descontos exclusivos
Acesse