História e Cultura: as praças que contam a história de Goiânia

Explorando as praças de Goiânia, desvendamos os capítulos históricos da cidade

Redação Curta Mais
Por Redação Curta Mais
428daee9b19eae313029bc5c0a1449ee

Fundada em 1933, Goiânia foi estrategicamente projetada para ser a nova capital do Estado de Goiás. Inicialmente o projeto era que Goiânia abrigasse cerca de 50 mil habitantes, porém, em 1965, devido a uma série de fatores, cerca de 150 mil pessoas já habitavam na Capital. Apenas na década de 1960, Goiânia ganhou cerca de 125 novos bairros e tudo isso exigia mais infraestrutura, energia, transporte e escolas.

Em meio ao grande crescimento da capital surgem as históricas praças, que se erguem como testemunho desse crescimento. No coração de Goiás, as praças não são apenas espaços de lazer, mas palco onde a história se desenvolveu diversas vezes. Ao conhecer as praças de Goiânia, conhecemos também a história da fundação da cidade, e como cada uma dessas praças acompanhou o crescimento artístico, cultural e social da cidade. Neste contexto, vamos conhecer algumas dessas importantes praças de Goiânia. Confira:

Praça Cívica: O Coração Histórico

Foto: Reprodução – Arquivo – Tv Anhanguera (1933)

Fundada em 1933, no mesmo ano em que ocorreu o lançamento da pedra fundamental da grande Goiânia, a Praça Doutor Pedro Ludovico Teixeira, mais conhecida como Praça Cívica, foi projetada por Attilio Corrêa Lima, e é super importante para a história da cidade, sendo considerada o marco inicial de sua construção. É como se a Praça Cívica contasse a história da cidade de um jeito especial.

Foto: Reprodução – Governo de Goiás

A Praça Cívica é como o coração da cidade. É onde ficam as três avenidas principais: Avenida Goiás, Avenida Araguaia e Avenida Tocantins. Nessa praça, também encontramos lugares históricos de grande valor, como o Palácio das Esmeraldas, o Museu Zoroastro Artiaga, o Teatro Goiânia e até a antiga Estação Ferroviária, Cada um desses lugares se destaca pelo estilo Art deco, estilo pelo qual Goiânia foi planejada e que é tida como Patrimônio Artístico e Histórico do Brasil como segundo maior acervo do mundo.

Praça do Bandeirante: Palco de Movimentos Históricos

Foto: Reprodução Rizzo Imobiliária

A Praça Atílio Correia Lima é conhecida popularmente como Praça do Bandeirante e está localizada no centro da cidade de Goiânia. O nome oficial da praça homenageia Atílio Correia Lima, o arquiteto responsável pelo plano piloto de Goiânia. A praça conta com o Monumento ao Bandeirante, criado pelo artista plástico Armando Zago, é símbolo da praça.

A praça já foi palco de movimentos estudantis como o Diretas Já, um movimento político de cunho popular que tinha o objetivo de retomada das eleições diretas durante a ditadura militar; e Caras-pintadas, um movimento estudantil brasileiro realizado no decorrer do ano de 1992 que teve, como objetivo principal, o impeachment do presidente do Brasil na época, Fernando Collor de Mello. A praça teve seu tamanho diminuído drasticamente ao longo dos anos, porém, segue sendo um ponto importante na história de Goiânia.

Praça Tamandaré: Entretenimento e Lazer ao Longo das Décadas

Foto: Reprodução acervo de fotos Calos Wiliam – autor desconhecido

Outro marco para a história de Goiás foi a Praça Tamandaré, cujo nome foi inspirado no Almirante Joaquim Marques Lisboa, o Marquês de Tamandaré dedicou sua vida à marinha e tem seu nome eternizado no país.

A praça foi fundada na década de 1970, e projetada por Attilio Corrêa Lima. Era o point preferido da geração jovem goiana nos anos 70. A praça era cercada de diversos bares e boates e servia de ponto de encontro para a juventude goiana. A praça já passou por várias fases, mas sempre foi um importante ponto da Capital.

Praça Universitária: Educação e Juventude

A Praça Honestino Guimarães, conhecida como Praça Universitária, é também projetada pelo arquiteto Attilio Corrêa Lima, e foi construída em 1969, visando reunir as faculdades em um mesmo local. A praça é um verdadeiro museu a céu aberto, além de abrigar o Palácio da Cultura, reuniu vários monumentos artísticos, como esculturas, além de intervenções culturais urbanas, como o grafite. Ao longo da história, a praça começou a ser frequentada por estudantes universitários e também local de manifestações políticas.

Praça do Avião – O primeiro aeroporto de Goiânia

Foto: Reprodução

Localizada no Setor Aeroporto, e popularmente conhecida como Praça do Avião, a Praça Santos Dumont recebe seu nome em homenagem ao maior aviador brasileiro. Inaugurada em 1969, a praça é um tributo ao antigo aeroporto de Goiânia, que operava no mesmo local. Atualmente, a praça ocupa o espaço das pistas onde os aviões costumavam pousar e decolar.

Com o crescimento da cidade foi necessária a construção de um novo aeroporto, transformando o primeiro aeroporto de Goiânia na histórica praça do avião em 1969. A praça ainda guarda um dos monumentos mais importantes da capital goiana, a réplica do 14-Bis, construído pelo artista Fernando Nolêtho. A Praça do Avião é, sem dúvidas, uma relíquia da história goiana.

Ao revisitarmos as importantes praças de Goiânia, recordamos de toda a bela caminhada e desenvolvimento da nossa querida Goiânia. A importância dessas praças vai além de sua beleza natural, já que cada um destes lugares guarda a memória da cidade, onde cada canto, banco e jardim contam histórias que ecoam pelas décadas.

Que a preservação desses espaços seja um compromisso coletivo, garantindo que as praças de Goiânia continuem a contar, por muitos anos, a rica história da cidade que floresce em cada praça.

Quer receber nossas dicas e notícias em primeira mão? É só entrar em um dos grupos do Curta Mais. Basta clicar AQUI e escolher.

>Veja Também<

Goiânia tem 40 praças com pet places para passear com seu animal de estimação

Confira os parques e praças de Aparecida de Goiânia ideais para caminhar, malhar ou contemplar

Cinco praças que você não pode deixar de visitar em Goiânia