Governo de Goiás inaugura a primeira unidade policial especializada em crimes raciais

Objetivo é conscientizar sociedade e resgatar a cidadania das vítimas de racismo e intolerância

Thaís Muniz
Por Thaís Muniz
2611cce11b18f0690941b17d7adb590e

Foi inaugurado nesta segunda-feira (16), pelo Governo de Goiás, o Grupo Especializado no Atendimento às Vítimas de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Geacri), no prédio anexo à sede da Escola Superior da Polícia Civil, no Jardim Bela Vista, região Leste de Goiânia.

 

A unidade investigará atos de violência e de discriminação. Objetivo é conscientizar sociedade e resgatar a cidadania das vítimas de racismo e intolerância, seja ela por cor, etnia, religião, condição, orientação sexual ou identidade de gênero. 

 

O grupo especializado deve atuar no âmbito criminal, na conscientização da população e no resgate da cidadania das vítimas de racismo, discriminação e intolerância, seja ela por cor, etnia, religião, condição, orientação sexual ou identidade de gênero. Para atender as vítimas de violência, os policiais foram treinados na Escola Superior da Polícia Civil (ESPC) para a demanda específica desses casos. 

 

A portaria 323/2021, que instituiu o Geacri, foi assinada no dia 17 de julho, pelo delegado-geral da Polícia Civil do Estado de Goiás, Alexandre Pinto Lourenço. O local foi escolhido para intensificar o compromisso da Segurança Pública de Goiás em promover uma formação com foco no reconhecimento das diferenças. O Geacri será chefiado pelo delegado Joaquim Adorno.

 

 

Imagem e Informações: Secom Goiás

Veja também: Ronaldo Caiado anuncia reajuste no salário dos professores de Goiás