Governo de Goiás cria call center de atendimento psicológico para pessoas em quarentena

Ronaldo Caiado também anunciou que fará lives todos os dias, às 17h, com informes e esclarecimentos aos goianos

Renan Camiran
Por Renan Camiran
36ee41f7cd0b6f24a861a7412e0a082b

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, anunciou durante uma transmissão ao vivo (live), realizada na segunda-feira (23), o lançamento de uma plataforma de atendimento psicológico virtual.

A live contou com a participação da psicóloga Candice Rezende e de Ronaldo Caiado que também é médico. Em um bate papo discorreram acerca da continuidade dos atendimentos psicológicos durante a pandemia, sobretudo, para aqueles que agora mudaram suas rotinas, estão em casa, frente a uma realidade completamente diferente de seus cotidianos.

A medida observa por outra ótica os danos causados pelo coronavírus, que vão além da infecção, mas da mudança de rotina, que envolve caos, ansiedade, desespero, apreensão e, consequentemente, piora a saúde mental.

O governador e a psicóloga concordam ao apontar que a inserção de psicólogos nessa plataforma possibilitará uma escuta técnica, cuidadosa e acolhedora, que poderá fornecer orientações claras sobre como agir nesse momento.

Candice ressaltou a importância das pessoas continuarem mantendo sua rotina de cuidados alimentares e com a atividades físicas. “O corpo tem memória com relação a sono, alimentação e metabolismo. Se a gente rompe de forma abrupta, causamos um problema não só emocional, mas sobre a saúde. Uma vez não estando bem, nosso sistema imunológico cai e ficamos suscetíveis não só ao coronavírus, mas também a outras doenças oportunistas”. Além disso pontuou sobre as razões de cuidar da mente nesse período “Tem que ser um protocolo. Da mesma maneira que temos normas de como chegar em casa e fazer nossa limpeza, a gente tem que entender que nosso aparato mais importante é a nossa mente, ela domina tudo”.

Além da plataforma, também será disponibilizado material gráfico on-line, com técnicas e orientações sobre como manter a saúde mental em casa.