Goiás sanciona lei que garante medicamento à base de cannabis pelo SUS

Os remédios serão fornecidos dentro de 90 dias em unidades estaduais públicas e privadas conveniadas ao SUS

Redação Curta Mais
Por Redação Curta Mais
309e17a67561e0d6aa9e3e077932c278

Na última quinta-feira (18), foi sancionada pelo Governador de Goiás, Ronaldo Caiado (UB), a lei que institui a Política Estadual de Fornecimento Gratuito de Medicamentos Prescritos à Base de Cannabis.

A legislação assegura que o Sistema Único de Saúde (SUS) será responsável por distribuir, gratuitamente, medicamentos à base de planta para tratamento de várias doenças, em Goiás, e entrará em vigor em 90 dias.

O projeto de lei é de autoria do deputado estadual Lincoln Tejota (UB) e foi desenvolvido em parceria com a Associação Goiana de Apoio e Pesquisa à Cannabis Medicinal (Agape). Nas redes sociais, o parlamentar comemorou a aprovação da lei e o avanço que representa para a medicina goiana. 

Derivados da planta de cannabis foram cientificamente comprovados para fornecer aos pacientes benefícios no tratamento de uma variedade de condições de saúde. Entre elas, doenças crônicas como esclerose múltipla e fibromialgia. Além de tratar autismo, Alzheimer, TDAH, glaucoma, AIDS, epilepsia, dores crônicas e neuropáticas.

A Cannabis Medicinal tem se tornado realidade no Brasil nos últimos anos, com a permissão da Anvisa para importação do CBD nos casos de prescrição médica para o tratamento de epilepsias refratárias às terapias convencionais. Estados como Distrito Federal e São Paulo possuem leis semelhantes à que foi aprovada em Goiás.

 

 

Quer receber nossas dicas e notícias em primeira mão? É só entrar em um dos grupos do Curta Mais. Basta clicar AQUI e escolher.