Goiás recebe mais 136 mil doses e deseja ampliar cobertura vacinal contra Covid-19

Com o novo lote, o Estado tem objetivo de atingir 100% da imunização entre os profissionais de saúde

Rafael Campos
Por Rafael Campos
c1811494b154d4c16d01df267da754f6

Nesta manhã desta quinta-feira (8), Goiás recebeu o 12º lote de doses de vacinas para a imunização contra a Covid-19. O governador Ronaldo Caiado (DEM) afirmou que a nova remessa começará a ser distribuída aos 246 municípios goianos.

Com mais de 136.350 doses garantidas, Caiado ressaltou que irá ampliar a cobertura vacinal e atender outros grupos prioritários, além dos idosos. “Com os novos imunizantes, vamos atender o residual da área de saúde e também os 5% na área de segurança pública. Outra parte vai para vacinação de idosos”, explicou Caiado, durante coletiva aos veículos de imprensa. 

Deste número, 59,6 mil são da CoronaVac e 76.750 do consórcio AstraZeneca. Conforme documento do Ministério da Saúde, 49.256 imunizantes serão destinados para aplicação da primeira dose e 87.094 para a segunda. 

De acordo com o Diário Oficial do Estado publicado na última terça-feira, dia 6, os 30% desta reserva são destinados à imunização dos profissionais de saúde. O acordo foi feito após a deliberação da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), com objetivo de atingir 100% de cobertura vacinal ao grupo prioritário que atua na linha de frente para o enfrentamento ao coronavírus.

Atualmente, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde de Goiás (SES-GO), já  foram recebidas 1.370.130 imunizantes contra a Covid-19, sendo 1.110.680 da CoronaVac e 259.450 da AstraZeneca. O novo pacote tem previsão de chegar ainda hoje aos postos de vacinação. 

Investigação

A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-GO) em parceria com a Polícia Federal (PF) investiga os lotes de vacinas que foram encontrados com dois homens que vendiam o material em Goiânia e Senador Canedo, na Região Metropolitana. Os dois suspeitos foram presos nesta quarta-feira (07/04). Com um deles, a Polícia Militar do Estado de Goiás (PMGO) apreendeu 20 frascos com 200 doses de imunizantes.

“Todas as forças de segurança pública trabalham para saber de onde essas pessoas desviaram os lotes”, afirmou Caiado. O governador também pediu empenho de prefeitos e secretários municipais de saúde para que aumentem a fiscalização das vacinas e atualizem junto ao Ministério da Saúde as doses que já foram aplicadas em seus municípios.

 

 

Foto: Tânia Rego/Agência Brasil