Goiás recebe 432.840 doses de vacina contra Covid-19 em 5 dias

Soma dos lotes recebido na sexta-feira e segunda, mais o anúncio de novas 199.540 doses que devem chegar a madrugada de quarta-feira, deve acelerar a vacinação no Estado

Lorena Lázaro
Por Lorena Lázaro
bd06d2cd2349be12be1213c819bad1f0

De acordo com informações da Secretaria de Saúde do Estado de Goiás (SES), das pessoas que possuem o esquema vacinal completo, menos de 2% se contaminaram com o vírus. É uma eficiência de 98%. Os goianos tem muito o que celebrar, considerando que semanalmente lotes de vacina contra a Covid-19 desembarcam no estado e aceleram o processo de imunização da população. De sexta-feira até hoje, por exemplo, o estado deve receber um total de  432.840 doses, contando com as 199.540 que chegarão nesta madrugada, conforme anunciado pelo governador Ronaldo Caiado em suas redes sociais. 

 

Na sexta-feira, foram 133.500  da marca AstraZeneca enviados pelo Ministério da Saúde, destinadas à plicação da primeira dose. Na segunda-feira, 99.800 doses foram entregues, sendo 62.400 da CoronaVac e 37.400 da AstraZeneca. 

 

A expectativa é de que o ritmo na chegada de imunizantes seja intensificado nos próximos meses, conforme sinalizado em reunião entre o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, e governadores, com a participação de Ronaldo Caiado, na última terça-feira (13/07). Para julho, são esperadas 41 milhões de unidades para os Estados, ao passo que, em agosto, o número pode chegar a 68 milhões de doses.

 

“A segunda dose é a dose de reforço, capaz de criar anticorpos para combater o vírus. Uma aplicação só não é suficiente e, com isso, as pessoas vão ter um processo de agravamento do quadro com a contaminação com as novas variantes da Covid-19”, alerta o governador Ronaldo Caiado,  ao mencionar a cepa indiana, que já foi identificada no território goiano pelas autoridades de saúde no Estado.

 

“Nesta semana será possível avançar ainda mais na vacinação com todos esses imunizantes recebidos para a primeira dose. Estamos mantendo nossa expectativa de imunizar a população acima de 18 anos anos até setembro”, pontuou Ismael Alexandrino, secretário da saúde.  

 

“Estamos com um cenário de queda sustentada de casos e de disseminação do vírus, além da ampliação da vacinação. Entretanto, isso não nos exime de continuarmos tomando os cuidados, como o uso de máscara, por exemplo. Não podemos banalizar o risco”, alertou o titular da SES-GO.

 

Balanço

Mais de 2,6 milhões de pessoas receberam a primeira dose em Goiás e um total de 895.731 já estão com o esquema de vacinação completo, seja com o reforço ou com a vacina de dose única. Os dados da SES contabilizam os registros apresentados até as 15h de quinta-feira (15/07).

Leia também:
Programa de bolsa universitária, ProBem, inicia prazo para renovação em Goiás 
Parques de Goiânia recebem programação esportiva de férias 
16 bares clássicos de Aparecida de Goiânia que você precisa conhecer  
No dia do Futetbol, listamos 9 locais para você comemorar jogando bola com seus amigos

Fotos: André Saddi