Goiás conquista quatro das cinco vagas do Brasil no ‘Oscar’ do balé mundial

Escola Basileu França conquista 4 vagas no Prix de Lausanne, destacando-se no balé mundial

Fernanda Cappellesso
Por Fernanda Cappellesso
67c05df648c5f2bffccbf195617be36a

A escola de artes Basileu França, mantida pelo Governo de Goiás, é a grande notícia do dia no mundo do balé: conquistou quatro das cinco vagas brasileiras para o Prix de Lausanne, a prestigiada competição internacional conhecida como o “Oscar” do balé, que terá sua próxima edição em fevereiro de 2024, na Suíça.

O anúncio, que veio nesta quinta-feira (2/11), coloca a escola pública goiana em um lugar de destaque no cenário da dança, ao lado de grandes escolas internacionais. Os 88 bailarinos selecionados representam a crème de la crème de 19 países, com os jovens goianos garantindo presença forte entre eles.

Em plena sintonia com a música e o palco, um bailarino da Basileu França captura a essência da dança em um movimento perfeito, representando o Brasil no prestigiado Prix de Lausanne.

João Pedro Silva, aluno da Basileu França, já estava entre os classificados desde outubro, após brilhar na pré-seletiva em Córdoba, Argentina. Acompanham-no Antônia Manrique, André Rozano e Yasmim Sabag, que com apenas 15 anos, veem na competição a chance de uma carreira em terras europeias.

O esplendor do balé goiano no caminho para o Prix de Lausanne: os bailarinos da escola Basileu França que representarão o Brasil na competição global. Foto: Governo de Goiás

 

A Basileu França está se consolidando como um centro de excelência em artes, com resultados que falam por si: somente neste ano, cinco alunos foram contratados por companhias internacionais e quatro receberam bolsas integrais de estudo. “O balé goiano é hoje um símbolo de qualidade e dedicação que nos enche de orgulho”, afirma José Frederico Lyra Netto, secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Além dos triunfos em Lausanne, alunos da escola têm colecionado prêmios e contratos com as mais renomadas companhias de balé do mundo, mostrando que a arte e o talento florescem com investimento e apoio.

Leia também:

Apostador de Goiânia fatura sozinho premio de quase R$ 105 milhões da Mega-Sena – Curta Mais

Fantástica região turística de Goiás é destaque no globo repórter – Curta Mais