Goiano ganha prêmio no maior Hackathon do mundo contra a covid, na NASA

O goiano Renato Tomiwaka faz parte do grupo Megazord, que criou o 'CashBack Water', um aplicativo onde pessoas poderão trocar lixo reciclável por água potável

Bianca Stephania Siarom
Por Bianca Stephania Siarom
68c55f3b493c2653f2fa8456a21b10da

E mais uma vez os goianos se destacam no mundo da ciência e tecnologia. O goiano Renato Tomikawa, estudante de engenharia civil pela FACUNICAMPS, faz parte de um grupo chamado “Megazord”, que conquistou um gigante prêmio nacional no Space Apps, da NASA e agora vai em busca do prêmio global.

Os participantes tiveram acesso aos dados da NASA para resolver problemas reais na Terra e no Espaço. O grupo Megazord, criou o “CashBack Water”, um aplicativo onde pessoas de todo o mundo estarão conectadas e poderão trocar lixo reciclável por água.

Prevendo a falta de água e o avanço das impressoras 3D, a equipe de Renato propôs usar o lixo reciclado para imprimir materiais utilizados em hospitais, como seringas por exemplo, que saem da impressora totalmente esterelizados. Já a água pode ser utilizada pelo usuário que mandou o lixo ou pode ser doada para regiões que precisam.

O projeto ‘CashBack Water’ sagrou-se vencedor na categoria ‘Uma Nova Perspectiva’ no maior hackaton do mundo contra a pandemia, O NASA International Space Apps Covid-19 Challenge.

A equipe Megazord, autora do trabalho, além de contar com Renato Tomiwaka (FACUNICAMP), contou também com participação de Heryvelton Martins estudante de Jornalismo (UEPG), Jhuan Montoya estudante do segundo ano do ensino médio e estudante de programação, Bárbara Ramos Estudante de sistemas de informação (UFMG), Gustavo Serafim estudante de administração (FAE centro) e Iasmin Mariana estudante de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia (UP).

Maior hackathon do mundo

A maratona da Nasa propôs 12 desafios relacionados à Covid-19, com questões sobre o meio ambiente, arte e cultura, alimentação e soluções para compreender o impacto da pandemia e o isolamento social. Os times precisaram criar e desenvolver um protótipo da solução para um dos 12 problemas propostos.

O Space Apps é um hackathon internacional que ocorre em cidades ao redor do mundo. Desde 2012 as equipes se envolvem com dados abertos da Nasa para resolver problemas reais na Terra e no espaço. O Covid-19 Challenge foi o primeiro hackathon virtual global do programa.