Goiânia terá iluminação pública substituída por luz LED

A licitação já foi lançada e a previsão de conclusão é de 1 ano

Redação Curta Mais
Por Redação Curta Mais

Texto: Danillo Magalhães

 

Uma boa notícia para os goianienses, a cidade ficará mais iluminada. Já existe um edital de licitação que tem data de abertura prevista para 26/03/2016. O edital prevê 2 lotes. O primeiro que é um contrato de manutenção de toda iluminação pública da cidade por dois anos e o lote 2 que é a substituição da iluminação por LED em alguns pontos da cidade.

Os lugares que receberão a nova iluminação serão: Avenidas Anhanguera, Araguaia, Goiás, Tocantins, 85, T-63 T-7, T-9, 24 de outubro, Castelo Branco, Multirão, Jamel Cecílio, Perimentral Norte, Independência, 136, Assis Chateubriant, Marginal Botafogo, 82, B, 84 as praças: Tamandaré, Universitária, do Sol, Leo Lynce, Nova Suíça, do Avião, Joaquim Lúcio, os parques: Flamboyant, Vaca Brava, Areião, Campinha das Flores e os monumentos da Praça do Ratinho e Praça do Chafariz.

goiania2

Foto: Claudia Oseki

A troca de lâmpadas convencionais por iluminação LED oferece diversas vantagens, principalmente em termos de durabilidade e economia. Países como México e Itália já utilizam esse tipo de iluminação para espaços públicos desde 2010. O LED pode chegar a mais de 50.000 horas de vida útil, enquanto uma lâmpada incandescente dura apenas 1000 horas. Para efeito de comparação 1 LED é o equivalente a 50 lâmpadas incandescentes ou 8 lâmpadas compactadas fluorescentes ou 16 lâmpadas halógenas. Outra vantagem é que, como a iluminação LED não emite radiação IV/UV, ela evita danos à pele, plantas e também objetos expostos como roupas, móveis, decoração e obras de arte.

A cidade ficará mais iluminada, uma vez que LED oferece cores e iluminação mais viva. O prazo de conclusão das substituições é de 1 ano.

luzled

Antes e depois de uma avenida iluminada com LED. Foto: Goiânia no Coração do Brasil