Goiânia promove evento que incentiva o aleitamento materno

Um grupo de mães amamentará filhos como ato simbólico em defesa do livre aleitamento em quaisquer espaços, públicos ou privados.

Thaís Muniz
Por Thaís Muniz
c79f95e1022cf5486b666c421c031ca4

O Parque Flamboyant, em Goiânia, será cenário para um evento que conscientiza a população sobre a importância do aleitamento materno. A ”Hora do Mamaço”, acontece neste sábado (13) a partir das 9h, é uma ação promovida pela Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em favor da amamentação, e faz parte da campanha Agosto Dourado, de incentivo ao aleitamento materno.

O evento, voltado para gestantes, puérperas, lactantes, pais e crianças, será coordenado pelo Hospital e Maternidade Dona Íris (HMDI), em parceria com a Maternidade Nascer Cidadão (MNC), unidades que abrigam o Posto de Coleta e o Banco de leite Humano, respectivamente. A programação contempla, ainda, palestras, oficinas e uma roda de conversa sobre o aleitamento, ordenha, armazenamento e a importância de doar leite humano para salvar vidas de crianças que nascem prematuras.

O secretário municipal de Saúde, Durval Pedroso, que estará presente no evento, destaca que o leite materno é um alimento completo para o bebê, por assegurar proteção imunológica e garantia nutricional. “Sem contar que o risco de adquirir doenças crônicas é menor quando o bebê não tem exposição precoce ao leite artificial”, alerta o secretário. “Convido gestantes, mães com seus bebês e familiares para participar conosco desse momento”, completa. 

A coordenadora de Enfermagem do HDMI, Cristiane Vieira Manso, será uma das palestrantes do evento. Ela dará dicas sobre armazenamento de leite e doação para o Banco de Leite. “Será uma manhã muito especial, dedicada integralmente a esse momento tão importante que é a amamentação em espaço público, livre de qualquer tipo de preconceito”, ressalta.  

Agosto Dourado

A campanha Agosto Dourado foi criada em 1992 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). A cor se deve ao padrão ouro de qualidade do leite materno. Com tema “Fortalecer a amamentação: educando e apoiando”, neste ano de 2022 o mês de agosto reforça a importância de a sociedade compreender os benefícios do aleitamento para incentivar a prática entre as mães.