Goiânia possui fantástico acervo de histórias do cerrado totalmente aberto à comunidade

Local reúne história, cultura, ciência e momentos de desconexão do mundo e integração com a natureza

Julia Macedo
Por Julia Macedo
6eca09c7fd17b5f38a08e622c6ee71dc

Inaugurado em setembro de 1999, o Memorial do Cerrado faz parte de um projeto do Instituto do Trópico Subúmido da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO). Inserido no Centro de Humanismo e Educação, o espaço tem por objetivo difundir a história, consciência e o conhecimento sobre o Bioma Cerrado.

O Memorial reúne as várias fases e os pontos de vista do surgimento da vida. Visto por muitos como um lugar perfeito para a prática da Educação Ambiental, narra como o homem lutou para sobreviver ainda nos primórdios.

A reunião de espaços visa ensinar as crianças, e conscientizar os adultos, sobre a importância do meio ambiente em que estamos inseridos. O local mostra diversas perspectivas sobre as serventias do Cerrado e como sua preservação impacta diretamente o dia a dia.

Em 2008, o Complexo Memorial do Cerrado foi considerado o ponto turístico mais bonito de Goiânia, segundo a Fundação Jaime Câmara.

O ambiente interativo desperta o interesse e a curiosidade dos visitantes. Através dos monitores, os visitantes recebem diversas informações, que os ajudam a absorver tantas apresentações.

Ao longo de todo o trajeto, acompanham diferentes momentos da história e as diversas formas de ocupação do Cerrado goiano. Bem como os modelos de relacionamento entre natureza e sociedade.

Curiosidade – o Bioma Cerrado é importante por sua atuação no sistema hidrológico do país. As águas da chuva penetram no solo e, nos períodos de seca, abastecem aquíferos e nascentes.

 

Complexo Memorial do Cerrado

Museu de História Natural

museu

Com fósseis datados em cerca de 600 milhões de anos, o espaço narra a história evolutiva do planeta Terra e do Cerrado. Através de exposições, painéis e cenários.

 

Vila Cenográfica de Santa Luzia

vila

Viajando um pouco mais a frente do tempo de formação de vida na Terra, o projeto traz as histórias de desenvolvimento de Goiás. A reconstrução em tamanho original, passa a ideia de como era a vida dos primeiros povoados de origem colonial portuguesa no Centro-Oeste do Brasil.

A representação da vila conta com espaço urbano e rural, exibindo réplicas de fazendas e oficinas rurais, responsáveis pela geração de riqueza daquele tempo.

 

Aldeia Indígena

aldeia

Desenvolvida em tamanho original, a aldeia indígena segue o modelo Timbira. Em formato circular, cada casa tem um caminho de acesso ao centro do pátio, onde acontece as atividades da tribo.

 

Quilombo

quilombo

No Memorial do Cerrado, uma réplica fidedigna do sítio geográfico e local de resistência dos escravizados, mostra como eles viviam ao fugir.

 

Espaço de Educação Ambiental Dalila Coelho Barbosa

dalila

Com disposição para 150 ouvintes, o auditório ao ar livre é destinado à oficinas educativas, piqueniques e recreação. 

 

Trilhas Ecológicas

No interior da reserva intacta de floresta tropical e de cerrado, a trilha conta com 2 km de extensão. Para o desenvolvimento do espírito esportivo e de aventura, o local proporciona o contato com a natureza.

o

O Complexo é aberto para visitações com ingressos a R$10 reais a meia e R$ 20 a inteira. Crianças até 6 anos não pagam. Idosos pagam meia.

Imagens: PUC Goiás

Quer receber nossas dicas e notícias em primeira mão? É só entrar em um dos grupos do Curta Mais. Basta clicar AQUI e escolher.