Goiânia Ouro exibe filmes com temática regional

Adelina Lima
Por Adelina Lima

Como parte da programação da Mostra Goiás, o Cine Goiânia Ouro exibe filmes que apresentam a cultura e a realidade goiana. Os ingressos custam R$2, e serão exibidos os filmes “A Janela”, “O Comércio A Céu Aberto De Goiás”, “Goiânia Aos Olhos do Passado”, “Bão Bisurdo”, “Cerrado Erudito”, “Goiânia Na Passarela” e “Forró de Aparecida”.

 

Mostra Goiás

Quando: 25 de novembro

Horário: 19h

Onde: Centro Municipal de Cultura Goiânia Ouro

Endereço: Rua 03, esquina com Rua 09, nº 1.016, Galeria Ouro, Centro

Ingressos: R$2

Censura Livre

Informações: 3524-2541

 

Confira a sinopse dos filmes:

“A Janela”

Realização: Ana Clara Itagiba, Rayka Martins e Sarah de Oliveira.

O documentário “A Janela” aborda os diversos pontos de vista do festival goiano de música alternativa, Vaca Amarela. Um passeio pelos shows que receberam cerca de 12 mil pessoas durante os três dias de festival. O vídeo mostra o intercâmbio cultural, a relação entre artistas e o público e a abertura de portas para o novo cenário da música.

 

“O Comércio A Céu Aberto De Goiás”

Realização: Naythielle Moreira, Vanessa Cortes, Christielly Oliveira, João Batista e Ana Carolina Rodrigues Tavares.

Documentário que apresenta a rotina da Feira Hippie de Goiânia e a vida dos feirantes. Mostra os bastidores e a chave do sucesso que a tornou a maior feira da América Latina. É um encontro com a diversidade das mais de 80 mil pessoas que trabalham ou visitam o entorno da rodoviária de Goiânia.

 

“Goiânia Aos Olhos do Passado”

Realização: Thiago Costa e Wanessa Rosa

O documentário “Goiânia Aos Olhos Do Passado” descreve a capital de Goiás de uma maneira simples. São relatos de pessoas que acompanharam o desenvolvimento da cidade. Ponderam sobre os pontos positivos e negativos dessa mudança. Saúde, comércio, infraestrutura, segurança e lazer são alguns dos temas apresentados por idosos que passaram grande parte das suas vidas em Goiânia.

 

“Bão Bisurdo”

Realização: Lorena Justina Bastos e Hiago Miguel da Silva

Quando se pede uma opinião a um goiano e isso é muito bom, geralmente ele diz: é bão bisurdo! O centro da capital goiana é repleto de lugares que oferecem comidas com sabores maravilhosos. Bão Bisurdo mostra locais que primam pelo bom atendimento, com histórias marcantes para contar e diversos sabores para deixar qualquer um com água na boca.

 

“Cerrado Erudito”

Realização:Adriel Moraes, Daniella Monteiro, Gabriel Lima, Ludmyla Gonçalves, Mikaelle Oliveira.

O documentário acompanha a rotina das orquestras na cidade de Goiânia. O gosto pela música erudita cresce a cada dia e já caiu nas graças dos mais jovens. O filme mostra a preparação das orquestras locais e a percepção do público goiano sobre os concertos.

 

“Goiânia Na Passarela”

Realização: Aleksijane cardoso , Aurea Gabriela, Ewerton, Marcos Paulo e Victor Axeu.

O documentário  retrata a moda goiana e  mostra as personalidades desde os outlets até as feiras urbanas.  Um encontro com as pessoas que criam os estilos usados no Estado e que se expande levando Goiás aos quatro cantos do país. Retrata históriasde pessoas que contribuem para a cultura goiana.

 

“Forró de Aparecida”

Realização: Lucas dos Reis de Jesus

O documentário mostra os encontros de pessoas da terceira idade no Rodeio Show em Aparecida de Goiânia. O forró abre sorrisos no rosto de centenas de idosos e para muitos traz um novo sentido à vida. São conversas com os senhores e senhoras que fazem a festa em Aparecida de Goiânia.