Goiânia: como alguns acham que é e como realmente é

Adelina Lima
Por Adelina Lima

Goiânia, capital do estado de Goiás, tem uma imagem estigmatizada por parte da população de fora do estado. Por lá, a capital ainda é conhecida como terra do Césio 137, do sertanejo, dos fazendeiros, dos “pé-rachados” e de tudo que tem ligação com a vida rural. Goiânia é sim um grande polo do agronegócio do Brasil, que movimenta a economia local e gera empregos para a população, mas a capital vai além – aqui tem opção para todos os gostos, passando do pequi ao caviar e do rock ao sertanejo. A cidade é tão grande, rica e diversa que quem chega por aqui se surpreende com a beleza dos parques, a movimentação dos shoppings, ruas de comércio e feirinhas locais, a badalada vida noturna e a grande diversidade musical, que transformaram Goiânia em um polo do turismo nacional. É claro que nem tudo são flores. Com o crescimento da capital, também sofremos com problemas típicos das grandes cidades, como o trânsito, más condições do transporte coletivo e descuido com o patrimônio público. Ainda assim, Goiânia é um charme, e muitos que nos visitam acabam querendo ficar por aqui. Para desmistificar a imagem que algumas pessoas ainda têm da nossa cidade, trazemos aqui uma comparação entre a Goiânia que as pessoas imaginam e a verdadeira Goiânia. Divirta-se!

 

A cidade

Como alguns acham que é:

fazenda

Como realmente é:

cidade

Apesar de muito jovem (Goiânia tem pouco mais de 80 anos), a capital do estado já cresceu bastante!

 

Os empregos

Como alguns acham que são:

trabalho

Como realmente são:

emprego

Goiânia tem um comércio diverso e movimentado, e é um grande polo tecnológico de startups, integrada aos grandes centros comerciais do país.

 

A noite

Como alguns acham que é:

noite

Festa

Como realmente é:

belisque

Villa

bolshoiii

“Não tem mar, vamo pro bar”: em uma cidade com um lema tão interessante quanto esse, a vida noturna não tem nada a ver com a calmaria das fazendas. Aqui em Goiânia, a noite é uma criança, e dá pra curtir em um dos inúmeros botecos, bares e baladas da capital até o dia nascer.

 

O transporte coletivo

Como alguns acham que é:

carroça

Como realmente é:

onibus

Goiânia conta com uma frota relativamente nova em relação a outras capitais do país, mas também sofre com muitos problemas. Os usuários do transporte público sabem que não é fácil enfrentar a lotação dos ônibus que ainda são poucos para uma cidade tão grande.

ônibus

Infelizmente a superlotação também é realidade por aqui 🙁

 

Os parques

Como alguns acham que são:

parques

Como realmente são:

vaca

Bosque

feira

Goiânia é a capital mais verde do país, e quando o assunto é parque, nós somos os especialistas. Os parques da capital são grandes pontos de encontro onde amigos e famílias se reúnem para se divertir, relaxar e curtir a cidade.

 

As ruas

Como alguns acham que são:

rua

Como realmente são:

ruas

Chão de terra? Não mais! Como qualquer outra cidade do país, o asfalto já tomou conta da capital (e até trouxe alguns buracos com ele).

Buracos

Às vezes dá até saudade do chão de terra batida…

 

O trânsito

Como alguns acham que é:

cavalos

Como realmente é:

transito

Pode ser até triste para alguns que nutriam a fantasia de cavalgar pelas ruas da cidade, mas o meio de transporte preferencial aqui na capital são os automóveis, e muitos – os engarrafamentos também são uma realidade por aqui.

 

As compas

Como alguns acham que é:

Compras

Como realmente é:

Shopping

Rua

Buriti

Goiânia é um grande centro comercial, atraindo compradores de todo o lugar do Brasil. A cidade nutre um apreço especial pelos shopping centers, que se tornaram grandes pontos de encontro na cidade.

 

As feirinhas

Como alguns acham que são:

Mercado

Como realmente são:

hip

Feira

A capital está cheia de feirinhas, que já são parte do programa dos goianienses. Sabia que Goiânia abriga a maior feira livre da América Latina, a Feira Hippie?

 

A arte

Como alguns acham que é:

estatua

Como realmente é:

siron

solá

A vida rural pode até ser tema das produções de artistas goianienses, mas fica só por aí, não. (A pintura lá de cima é do Siron Franco, e a outra é do Marcelo Solá, artistas goianos). 

 

A culinária

Como alguns acham que é:

Pequi

pamonha

Como realmente é:

Moony

Armazém

Iz

Sim, nós amamos pequi e somos (com muito orgulho!) a capital nacional da pamonha. Mas Goiânia também está cheia de restaurantes de alta gastronomia e padrão MasterChef!

 

A arquitetura

Como alguns acham que é:

Casa

Como realmente é:

Centro

hakone1

Teatro

Goiânia tem um patrimônio arquitetônico riquíssimo, que passa pelos traços modernos de Oscar Niemeyer, linhas contemporâneas de prédios como o Hakone, e o Art Déco do Teatro Goiânia, tombado pelo IPHAN como patrimônio nacional.

 

Música

Como alguns acham que é:

musica

Como realmente é:

musica

Festival

Heróis

Orquestra

Festival

Goiânia pode até ser a terra do sertanejo, e ninguém pode negar a vocação da cidade para o ritmo, mas aqui também tem muito rock, MPB, jazz, samba, música clássica e muito mais. A capital recebe todos os anos grandes festivais de rock, como o Vaca Amarela, o Bananada e o Goiânia Noise Festival, o Villa Mix, maior festival sertanejo do país, e tem shows de bandas locais e nacionais com bastante frequência. Além disso, o público goianiense é apaixonado pela Orquestra Filarmônica de Goiás.