Goianas são destaque da Seleção Feminina de Vôlei Sentado nas Paralimpíadas de Tóquio

A equipe conquistou a medalha de bronze em 2016 e agora busca ouro inédito na competição

Thaís Muniz
Por Thaís Muniz
829adcdf20b0a9f43d370dc801a90db9

Dia 24 de Agosto começam os jogos paralímpicos de Tóquio. E um dos grandes destaques desta edição é a equipe feminina de Vôlei Sentado, que obteve a primeira medalha brasileira na modalidade, ao conquistar o bronze na competição do Rio de Janeiro em 2016. 

 

Agora, a equipe busca pelo ouro inédito com a ajuda de atletas goianas que se destacaram na seleção, já que 5 das 12 jogadoras são de Goiânia e treinam aqui também. Adria Jesus, Jani Freitas, Nurya Almeida e Pâmela Pereira, além de Luiza Fiorese, que não é goiana, mas se mudou para cá. O técnico paraibano, José Agtônio Guedes Dantas, é formado em Educação Física pela Universidade Estadual de Goiás (UEG) e atua em Goiás há 26 anos e no paradesporto há 21 anos.

 

O treinador, que comanda a equipe feminina desde 2013, conquistou o bronze paralímpico e acredita que a seleção permanece entre as favoritas ao ouro. O voleibol sentado brasileiro, e a seleção feminina especificamente, foi a primeira seleção brasileira de vôlei a ganhar uma medalha paralímpica. 

 

tecnico
O técnico 
José Agtônio Guedes Dantas (Foto: Alê Cabral/CPB)

 

 

O Brasil participa do vôlei sentado em Paralimpíadas desde os Jogos de Pequim (China), em 2008, quando a seleção masculina ficou na sexta posição. Quatro anos depois, em Londres (Reino Unido), o país marcou presença tanto na disputa masculina, quanto na feminina: em ambas o país terminou na quinta colocação. Na Rio 2016, o time feminino consagrou a terceira colocação e os homens ficaram em quarto lugar.

 

A seleção feminina será a primeira a jogar em Tóquio. No dia 27 (sexta-feira), às 6h30 (horário de Brasília), as brasileiras enfrentam o Canadá. No dia 29, às 8h30, encaram as anfitriãs japonesas. Já no dia 31, às 22h, as adversárias serão as italianas. Os dois primeiros do grupo avançam às semifinais, que ocorrem no dia 3 de setembro, e a decisão pelo ouro será no dia 5.

 

 

 

 

 

 

Imagem e Informações: Agência Brasil / Jornal A Redação

 

Veja também: Conheça a história do surfista Ítalo Ferreira, primeiro ouro do Brasil nas Olimpíadas de Tóquio