Goiana de 16 anos cria projeto para ajudar estudantes de baixa renda entrarem na universidade

Isadora, de Minaçu (GO), reuniu professores e universitários para criar materiais de estudos e realizar bate papos sobre faculdade, com o intuito de ajudar alunos de baixa renda de sua região

Bianca Stephania Siarom
Por Bianca Stephania Siarom
85836c7ec625b9035a06133650e175b4

Em tempos de coronavírus, um dos maiores desafios dos estudantes do ensino médio e de suas famílias é o de encontrar maneiras de seguir com os estudos e manter o foco no Enem, mesmo em regime de quarentena desde março. Para professor Tony Gomes, especialista em redação, todo esse processo é histórico e desafiador: “Os livros vieram antes dos computadores, celulares e tablets. Porém, a atual geração não aprendeu a estudar“.

Foi pensando nesse desafio e em uma causa social que jovens de Minaçu, região norte do Estado, se uniram em prol da educação. Preocupados com a falta de aulas e o distânciamento social, criaram um projeto para levar ensino aos estudantes que estão longe das escolas e, principalmente, para os de baixa renda da cidade. O conteúdo será voltado para quem vai prestar vestibular.

O ‘Enem Para Todos’ conta com diversos voluntários, dentre eles, Isadora Pereira Gonçalves, de apenas 16 anos e estudante do Ensino Médio, que não é universitária (ainda), mas que foi quem teve a ideia inicial.

 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Enem Para Todos (@_enemparatodos) em 18 de Mai, 2020 às 9:57 PDT

A quarentenena me fez refletir sobre muita coisa e principalmente sobre meus privilégios. Estava vendo nas redes sociais as charges sobre quantas pessoas não tem acesso a internet e a partir disso surgiu uma vontade inexplicável de ajudar, o projeto foi meio que um estalo, só veio a ideia e eu resolvi colocar em prática“, conta Isadora ao Curta Mais.

O projeto conta com a participação de 27 estudantes e universitários direta ou indiretamente, além do auxílio de 9 professores da cidade. 

O objetivo principal é a confecção de apostilas preparatórias para o Enem que serão distribuídas gratuitamente para os alunos que necessitam. Serão divididas em duas partes:

Apostila 1: Matemática e Ciências da Natureza (matemática, física, química, biologia)
Apostila 2: Linguagens, Ciências Humanas e Técnicas de Redação (língua portuguesa, língua estrangeira, história, filosofia, geografia, sociologia, artes, literatura e redação).

A entrega será realizada da seguinte maneira: serão estabelecidos pontos em algumas escolas (ainda será acertado com prefeito e vereadores) e lá os alunos buscarão o material. Os que não puderem ir, receberão em casa. Os demais alunos (que tem condições de imprimir a apostila), receberão ela em PDF via aplicativo de mensagens, WhatsApp.

Além diso, o “Enem Para Todos” conta com ações por meio das redes sociais como o Bate papo Universitário e Monitorias gratuitas, realizadas por estudantes que já estão fazendo faculdade para tirar dúvidas e mostrar um pouco do universo dos cursos, como artes cênicas, psicologia, medicina, direito, administração, odonto, publicidade, engenharias, entre outros.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Medicina: Ingredd Rocha

Uma publicação compartilhada por Enem Para Todos (@_enemparatodos) em 27 de Mai, 2020 às 3:59 PDT

Segundo Isadora, o grupo, até o momento, já conseguiu encontrar 80 alunos que não possuem acesso a internet e nem aparelhos eletrônicos: “Já ganhamos o custeio de 100 apostilhas, essas, serão entregues por nós a quem não tem acesso a internet. Se conseguirmos o patrocínio da prefeitura, queremos enviar apostilas para regiões próximas e expandir o projeto“, conta.

Ela também espera incentivar outras cidades a fazerem o mesmo: “Acredito que em comunidade conseguimos fazer coisas grandiosas. Essa aproximação de vivermos e sermos do mesmo lugar dá o sentimento de pertencimento e acolhimento, o que deixa a dinâmica da ajuda mais fácil e eficiente. Esperamos incentivar outras cidades“.

+ Conheça Minaçu, cidade escondida que é um verdadeiro paraíso de Goiás