Glitter Festival: Maior evento de astronomia de Goiás acontece de junho à setembro

A 8ª Edição do Festival de Astronomia do Estado de Goiás está começando e promete muitos eventos e experiências com o céu goiano, a todos os participantes

Anna Júlia Steckelberg
Por Anna Júlia Steckelberg
8995b8a56b694760c222a57d39e5effb

Começa em Goiânia, um dos maiores eventos de astronomia do País, o Glitter Festival –  8ª Edição do Festival de Astronomia do Estado de Goiás. Por 4 meses, durante todo o inverno, o evento contará com oficinas e exposições gratuitas e abertas para toda a comunidade. 

Para os interessados em participar, devem entrar em contato com a organização, por meio das redes sociais ou WhatsApp (62 99576-2580). Verificar quais oficinas vão ocorrer durante os meses e agendar sua participação. Os eventos ocorrerão em Goiânia e nas suas redondezas, fora da cidade. Além, da Chapada dos Veadeiros, que é um berço de riquezas astronômicas. 

O Glitter Festival nasceu em 2014 entre uma parceria do Planetário da UFG, na época dirigido pelo Professor Juan Bernardino, com o Clube de Astronomia do Estado de Goiás, o Gunstar Team. Atualmente, ele é dirigido pelo clube juntamente com professores de física e astronomia de todo país. 

O nome Glitter é uma alusão à via láctea nas noites do final do outono e inverno. Pois, quando é vista nas zonas de baixa poluição, junto com o clima perfeito, seco e sem nuvens, torna-se ideal para observar e praticar a astronomia cultural.

O Glitter mesmo jovem já é um dos maiores e mais ativos festivais de Astronomia do Brasil, fazendo de Goiânia e Goiás referências internacionais entre os astrônomos e um grande destaque entre as organizações de Astronomia Cultural do mundo.

Inclusive, foi na edição de 2019 que o maior projeto de distribuição de telescópios do mundo ”Star Shine for Everyone”  presenteou e reconheceu a Gunstar Team durante o festival. Isso significou um grande merecedor do telescópio espacial doado pela Universidade Leiden Netherlands.

Pois bem, neste ano, o Festival está com várias atrações gratuitas. Entre elas, sessões de Planetário e uma reunião de lua cheia no morro do Além, que ocorrerá em agosto. No monte, os visitantes poderão observar o uso dos telescópios e apreciar o céu. 

Nessa edição, também, haverá uma atividade de Astro Camping com atrações exclusivamente noturnas que acontecerão em um dos locais mais altos e escuros do estado: Alto Paraíso. Lá haverá observações exóticas do céu, astrofotografias, aula a céu aberto e turismo ecológico 

A Expedição Antares, na Chapada dos Veadeiros, promete momentos ímpares de conexão com as forças da natureza e do conhecimento. Vale destacar que ocorrerá a maior chuva de meteoros do ano, a Perseids, do dia 12 para 13 de Agosto.

O festival ainda tem momentos de reflexão e saudade em homenagem ao professor Juan Bernardino, que já faleceu. Mas foi um dos maiores entusiastas da astronomia amadora e cultural em Goiás, além de pioneiro do Glitter Festival e diretor do Planetário da UFG. 

Para completar, este ano haverá o On the moon Again, nos dias 16, 17, 18 de julho, que é uma iniciativa da Universidade da França. Durante a atividade, haverá observações da lua crescente.

Por fim, o evento ainda pode concorrer a premiação internacional com um pedaço da lua (38g). Tal glorioso prêmio é feito pelo instituto Gunstar, podendo ser um patrimônio para todos os goianos.

O Glitter Festival existe para relembrar estudantes e pessoas em geral as belezas que nosso universo nos proporciona, com um céu cheio de astros, mistérios e muito “glitter”. Vale ressaltar que os organizadores buscam parcerias para fazer oficinas gratuitas em shoppings, em Goiânia.

 

Imagem: Divulgação