Geminídeas: última chuva de meteoros em 2019 pode ser vista no Brasil

Uma das mais espetaculares chuvas de meteoros no calendário espacial

Kariny Bianca
Por Kariny Bianca
91a3760c94518162562391245291de1b

Eles rasgam o céu a uma velocidade de 260 mil km/h, e entram velozes e furiosos na atmosfera da Terra. Nós enxergamos uma belíssima chuva de estrelas cadentes. Você não precisa de um telescópio nem de um binóculo para ver uma chuva de meteoros – e um destes eventos, as Geminídeas, acontece nesta semana e pode ser visto de qualquer lugar do planeta.

A Geminídeas acontece uma vez por ano na Terra, pelo meio de dezembro. Isso porque é neste mês que normalmente nosso planeta, em sua trajetória ao redor do Sol, está cruzando a órbita do asteroide 3200 Faetonte, onde há milhares de pequenas rochas e destroços do asteroide no espaço.

Como eu posso assistir as Geminídeas?

A chuva de meteoros já começou, na verdade, mas terá seu pico por volta das 23h (em Brasília) na noite desta sexta-feira (13). Será nesse momento em que o chamado radiante, o ponto de onde os meteoros parecem estar vindo, estará bem alto no céu para quem mora na região Sudeste do Brasil. Se você mora mais ao norte, o pico do fenômeno será mais cedo. Se você mora mais ao sul, o pico será mais tarde.

Para assisti-lo, o ideal é estar em uma região bem escura, longe das luzes da cidade – e ter a sorte do céu estar limpo de nuvens. Deite, olhando para o céu, e dê aos seus olhos vários minutos para se acostumarem com a escuridão.

Infelizmente, a Lua cheia vai bloquear parte da luz da maioria dos meteoros das Geminídeas neste ano. Mas, dependendo das condições meteorológicas e do quão livre de poluição luminosa for o local em que você estiver, pode ser possível ver até 20 estrelas cadentes por hora. A indicação é olhar para a região da constelação de gêmeos — é justamente por passar próxima a ela que as Geminídeas têm esse nome.

Se o céu estiver nublado de sexta para sábado, você ainda tem uma boa chance de ver as estrelas cadentes na madrugada de sábado para domingo.