Futuro da inteligência artificial chega nos hospitais públicos de Goiânia

Os hospitais que já contam com essa novidade são: HGG, Hugo e o Hugol. Com a implantação, mais de 92% dos casos de sangramentos foram solucionados

Ketlen Lomazzi
Por Ketlen Lomazzi
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Agora ficará muito mais fácil de realizar exames para descoberta de diagnósticos de traumatismo com uma forte aliada: A Inteligência Artificial!

A grande novidade, se tornou presente nos hospitais da nossa capital. Tudo isso, foi implantada pela Fundação Instituto de Pesquisa e Estudo de Diagnóstico por Imagem (FIDI), que é responsável pela gestão de sistemas de diagnóstico por imagem em mais de 85 unidades da rede pública de saúde. O processo já foi feito em três hospitais públicos de Goiânia, em exames de tomografia de crânio e coluna cervical.  

Essa grande inovação tecnológica, detecta lesões nas tomografias via inteligência artificial, onde servem de auxílio, já nos primeiros sinais por meio de um sistema que visa saber onde o paciente será atendido e assim, também priorizando a questão do laudo. Os hospitais que já contam com este benefício são: HGG, Hugo e o Hugol. 

Tudo começou através de uma parceria firmada entre a FIDI e AIDOC (startup focada na aplicação AI). A grande expectativa, era com que fosse ofertado um atendimento de maior qualidade, em pouco tempo para casos de traumatismos, AVC e dentre outros. Com a implantação, mais de 92% dos casos de sangramentos foram solucionados.

Segundo Igor dos Santos, Médico Radiologista e Chefe de Inovação da FIDI, todo esse projeto acaba sendo benéfico para o paciente. “Todo desenvolvimento tecnológico é usado em benefício do paciente. Com a ferramenta, nós agilizamos o atendimento de pessoas com quadro mais grave e que nem sempre é visível antes da análise do exame”, afirma.  

Na realização do exame, o sistema, automaticamente dá prioridade para aquele exame que for apresentar algum quadro mais sério, e assim,  fazer com que o médico radiologista tome as devidas providências o mais rápido possível para agilizar no processo de atendimento do paciente.

Foto: Tiinside