Freiras da Califórnia, nos Estados Unidos, plantam e comercializam produtos derivados da maconha

A organização Sisters of the Valley utiliza a cannabis para fazer medicamentos, mas vêm sofrendo ataques da administração pública

Redação Curta Mais
Por Redação Curta Mais

Não, você não entendeu errado. As freiras da organização Sisters of the Valley, em Merced, Califórnia, plantam e vendem maconha. Mas, não é nada disso que você está pensando. A cannabis é utilizada para fazer cannabidiol (CBD) e dele produzir infusões de óleo, cremes para a pele e suplementos para doentes. As freiras ressaltam que os produtos contêm nenhuma ou quantidade mínima de THC, que é a substância responsável pelos efeitos psicoativos da droga.

Mas, nem tudo são flores: a cidade de Merced não está nada satisfeita com o comércio, e vereadores do município já preparam um projeto de lei para banir o cultivo e venda da marijuana medicinal. A organização das freiras começou a divulgar uma petição para invalidar a ação das autoridades locais. Elas argumentam que não estão agindo ilegalmente, pois pagam impostos e trazem renda para a cidade. Disseram ainda que não fazem parte de nenhuma religião ou organização religiosa, e que trabalham de maneira independente.

Vale lembrar que diversos estudos já comprovaram que o CBD tem ação terapêutica para quem sofre com problemas de saúde como o câncer, a psicose crônica, ansiedade, entre outros.