Flamboyants colorem e enfeitam as ruas de Goiânia

A floração dessas árvores comuns no Cerrado ocorre na primavera e verão

Redação Curta Mais
Por Redação Curta Mais
c464bcd08ffebf88596fb5336aed251d

Todo ano a cena se repete. É só chegar nessa época do ano que os charmosos Flamboyants tornam a cidade mais colorida. Em Goiânia, um dos endereços mais famosos, que já atrai muita gente em busca da foto perfeita, é a Avenida Goiás Norte no trecho entre a Avenida Pampulha e a Praça do Violeiro no Setor Urias Magalhães. São cerca de 500 metros de muita beleza!

Apesar de muitas árvores terem sido cortadas do local no final de 2015 por causa do BRT (projeto que ainda não foi concluído), o lugar continua lindo e vale a visita.

Curiosidades

Muito comum no Cerrado, o Flamboyant é considerado uma das árvores mais belas do mundo, devido ao colorido intenso de suas flores. Frondosa, ela possui tronco forte e um pouco retorcido, podendo alcançar cerca de 12 metros de altura. Sua copa é muito ampla, em forma de guarda-chuva, e pode ser mais larga do que a própria altura da árvore. As folhas são bipinadas (recompostas) formadas por 10 a 15 pares de folíolos, cada um dos quais contém 12-20 pares de folíolos oblongos e sésseis.

Cada flor apresenta cálice com 5 pétalas. Os frutos são do tipo vagem, planos, lenhosos e grandes, com cerca de 45 cm de comprimento, e ficam marrons quando maduros. A floração ocorre na primavera e verão. A cor mais comum em nossa região é a vermelha, mas existem outras variedades com flores completamente amarelas ou alaranjadas.

O Curta Mais foi até o local para fazer o registro de tanta beleza. Confira as fotos:

 

 

 

 

Fotos: Marcos Aleotti / Curta Mais

Receba notícias do Curta Mais diretamente no seu WhatsApp (clique aqui)

SIGA O CURTA MAIS NAS REDES SOCIAIS

Facebook | Instagram | Twitter