Fim de ano terá dois eclipses, chuvas de meteoros e lua entre planetas gigantes

De acordo com a NASA, fenômenos devem acontecer em novembro e dezembro

Adelina Lima
Por Adelina Lima
f1590bd43d261b5c6c2e3e01ce0e2d6f

O penúltimo mês do ano traz diversos fenômenos astronômicos. Logo que a noite cai, já é possível admirar Júpiter e Saturno na direção oeste, e Marte brilhando a leste. Antes de amanhecer é a vez de Vênus e Mercúrio aparecerem a leste.

Novembro tem também duas chuvas de meteoros de atividade moderada, nos dias 12 e 17, mas que podem recompensar os observadores com alguns meteoros brilhantes. Fechando o mês, um eclipse lunar penumbral, bastante sutil e que só poderá ser acompanhado parcialmente do Brasil.

O eclipse lunar penumbral acontecerá entre os dias 29 e 30. Será possível vê-lo no Brasil, além da Europa, América do Norte, parte da Ásia e Austrália. O fenômeno começa às 4h32 e atinge o auge às 6h42, quando a Lua estará quase inteira na penumbra da Terra. A olho nu será perceptível apenas uma pequena diminuição no brilho da Lua.

No último mês do ano, um eclipse solar total é esperado em função do movimento da Lua, que se posicionará entre a Terra e o Sol, jogando uma sombra escura sobre o planeta. O fenômeno será visível do Chile, partes da Argentina e nas cidades brasileiras de Rio Branco, Maceió, Salvador, Vitória, Goiânia, Cuiabá, Campo Grande, Belo Horizonte, Curitiba, Recife, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Porto Velho, Florianópolis, Brasília, São Paulo e Aracajú. Será no dia 14 de dezembro, com início às 14h05, horário de Brasília.

 

Foto: Reprodução/Unsplash

Receba notícias do Curta Mais diretamente no seu WhatsApp (clique aqui)

SIGA O CURTA MAIS NAS REDES SOCIAIS

Facebook | Instagram | Twitter