Filosofia, críticas sociais e ficção científica: 10 séries animadas para acompanhar

Essas séries usam um cenário mágico e lúdico para trazer assuntos não tão comuns para desenhos animados, mas que ensinam verdadeiras lições

Bianca Stephania Siarom
Por Bianca Stephania Siarom
b5b71b0ad66b3521c1733c0f27397cdf

Existem séries animadas que são muito adultas para os próprios adultos: e não estamos falando de conteúdo impróprio para menores de idade, mas sim de enredos que envolvem muita filosofia, sociologia, críticas sociais e muito mais.

Essas séries transmitam entre assuntos não tão comuns para desenhos animados, mas que ensinam verdadeiras lições, daquelas de levar pra vida. Além, é claro, de trazer em um cenário mágico diversas reflexões que nos fazem questionar a nossa própria existência. Confira;

1. Rick And Morty

Rick e Morty discutem temas de sociologia, filosofia, ciência e também temas familiares. A série aborda egoísmo, nilismo e você também pode encontrar questões que envolvem feminismo, puberdade (e alguns tapas na cara que você precisa levar).

Sinopse: Acompanhe malucas viagens no tempo-espaço e por universos paralelos com Rick, um cientista com problemas com a bebida, e seu neto Morty, um adolescente não tão brilhante quanto o avô.

2. Bojack Horseman

“BoJack” toca em temas nada engraçados como alcoolismo, depressão, problemas de relacionamento, abuso sexual e morte.

Sinopse: BoJack Horseman, um cavalo humanoide, busca um retorno a Hollywood anos depois de sua fama como estrela de uma sitcom nos anos 1990. Com a ajuda de um amigo humano e sua ex-namorada felina, ele se esforça para recuperar sua carreira e sua dignidade.

3. The Midnight Gospel 

Através de conversas profundas, a série aborda temas relacionadas a filosofia, drogas, medos, depressão, morte, sentido da vida, entre outros assuntos.

Sinopse: The Midnight Gospel acompanha as aventuras de Clancy, uma sonda espacial que abandonou o conforto de casa para explorar o universo e entrevistar os mais diversos tipos de criaturas sobre questões existenciais.

4. Hora de Aventura

A série traz evolulção constante dos personagens, mostra dilemas entre o ‘bem e o mal’, além de conter representatividade LGBT.

Sinopse: A série segue as aventuras de Finn, o Humano e o seu melhor amigo e irmão adotivo Jake, o Cão; que se aventuram na Terra de Ooo, num futuro pós-apocalíptico por volta de mil anos após a “Grande Guerra dos Cogumelos”, sendo Finn presumidamente o último humano existente.

5. Parasite

O enredo é muito bem construído e toca em muitos tipos de discussões filosóficas, principalmente sobre o verdadeiro sentido da vida e a relação do ser humano com a natureza,

Sinopse: Neste universo, uma raça alienígena chega à Terra. Pequenos, eles agem como parasitas, se hospedando em corpos humanos. Seu plano consiste em dominar a cabeça para controlar o corpo e conviver entre as pessoas. Dentre as vítimas dessa invasão está Shinichi, um estudante do ensino médio que sofre uma tentativa de invasão por um dos parasitas enquanto dormia. A criatura tentou invadir seu cérebro, mas falhou, conseguindo apenas ficar em sua mão direita. Chamando-se de Migi, a criatura invade a vida do rapaz e dá início a uma espiral de tragédia e mistério sobre o que são parasitas e os humanos.

6. Tuca & Bertie

Com diversas quebras de realidade (por mais irreal que a série seja), a série traz diversos elementos psicodélicos em meio a assuntos como assédio, ansiedade e complicações da vida adulta.

Sinopse: A amizade entre duas mulheres-pássaro por volta dos 30 anos de idade que moram no mesmo prédio. Enquanto Tuca é uma tucano convencida e despreocupada no geral, Bertie é uma ave canora bastante ansiosa e sonhadora.

7. Love, Death & Robots

Fãs de videogames, animações, ficção científica e terror: essa é pra vocês. Essa é uma antologia de animação que traz narrativas futurísticas, conteúdo adulto com drama, suspense e comédia.

Sinopse: Uma coleção de contos animados que mistura ficção científica, fantasia e terror. Histórias sobre as aventuras de lobisomens soldados, caçadores de recompensas de cyborg e até mesmo de aranhas alienígenas. 

8. Psycho Pass

A série mostra questões interessantes sobre a vida e sobre a forma com que vemos o mundo e a sociedade em que vivemos, nos fazendo refletir e explorar nossa subjetividade em diversos momentos.

Sinopse: A história se passa em um Japão futurista que se tornou forte o bastante para o isolacionismo e criou sua própria bolha auto-suficiente controlada por uma série de supercomputadores e pelo Sistema Sibila , que monitora e orienta a vida das pessoas.

9. Neo Yokio

A série traz questionamentos sobre as classes sociais, tratamento dado às mulheres

Sinopse: Bem-vindo a Neo Yokio, a maior cidade do mundo! Com tantos atrativos, Kaz Kaan (Jaden Smith) com certeza tem orgulho de pertencer a esse lugar. O jovem é membro de uma família da alta sociedade e desde cedo sabe dos desafios que um matador de demônios precisa enfrentar. Ainda bem que ele conta com a ajuda do seu melhor amigo Charles (Jude Law) para lidar com essas forças sobrenaturais.

10. Steven Universe

Essa série dá aula quando o assunto é empatia e amizade. Steven Universo mostra uma história que traz questões complexas da vida humana e da contemporaneidade metaforizadas de uma maneira que crianças e adultos conseguem entender e se identificar

Sinopse: Quando um cometa mágico vem em direção a Beach City, Steven deverá revirar a coleção de quinquilharias do seu pai para encontrar uma arma capaz de salvar a cidade.