Filmes sobre mulheres poderosas

Redação Curta Mais
Por Redação Curta Mais
4eac05cfe9880ffe18da96bcbc60aced

Frida (tem no Netflix):

Frida Kahlo (Salma Hayek) foi uma importante pintora mexicana do século XX. É considerada, por alguns especialistas em artes plásticas, uma artista que fez parte do Surrealismo. Porém, a própria Frida negava que era surrealista, pois dizia que não pintava sonhos, mas sua própria realidade. Destacou-se ao defender o resgate à cultura dos astecas como forma de oposição ao sistema imperialista cultural europeu. Este filme vencedor do Oscar aborda o relacionamento da pintora com o marido e sua controversa reputação política e sexual.

Ana Karenina:

O filme passa no século XIX onde Anna Karenina (Keira Knightley) é casada com Alexei Karenin (Jude Law), um rico funcionário do governo. Ao viajar para consolar a cunhada, que vive uma crise no casamento devido à infidelidade do marido, ela conhece o conde Vronsky (Aaron Johnson), que passa a cortejá-la. Apesar da atração que sente, Anna o repele e decide voltar para sua cidade. Entretanto, Vronsky a encontra na estação do trem, onde confessa seu amor. Anna resolve se separar de Karenin, só que o marido se recusa a lhe conceder o divórcio e ainda a impede de ver o filho deles.

 

Coco Chanel (tem no Netflix):

Audrey Tautou interpreta a famosa estilista francesa, Gabrielle “Coco” Chanel.
Chanel inventava histórias para sua vida não parecer tão triste e deprimente, ela dizia que assim ela poderia criar para si lembranças mais felizes. O filme conta o ínicio da carreira de Chanel, seus romances, o amor por cavalos e suas primeiras criações e clientes.

Histórias Cruzadas (tem no Netflix):

O filme passa nos anos 60 em Mississipi, uma das cidades dos Estados Unidos que mais sofreu com o preconceito racial. Emma Stone interpreta Skeeter, uma jornalista em início de carreira, com a ajuda de suas empregadas Aibileen (Viola Davis) e Minny (Octavia Spencer), quer expor o preconceito racial que a classe sofre diariamente no Mississipi, durante o movimento de direitos civis.

 

O abismo prateado:

Violeta (Alessandra Negrini) é dentista, casada há 14 anos com Djalma (Otto Jr.) e mãe de um adolescente. Sem saber das dúvidas do marido, ela recebe uma mensagem dele avisando que ele ia morar em outra cidade, deixando ela e o filho. Sozinha, Violeta perambula pelo Rio de Janeiro tentando decidir se luta pelo relacionamento ou não. Uma história de uma mulher que se descobre além do seu relacionamento. O filme tem como trilha sonora a canção de Chico Buarque “Olhos nos olhos”.

 

O inverno da alma:

Ree, interpretada por ninguém menos que Jennifer Lawrence, é uma adolescente que vai em busca do pai desaparecido para que ele se apresente em uma audiência judicial e a família não perca a casa onde vive. Como a única fonte de sustento para suas outras irmãs, Ree de repente é obrigada a crescer e, determinada a fazer o que for preciso para sobreviver, encara quem for necessário.

 

A hora mais escura (tem no Netflix):

Com o slogan “a história da maior caçada humana da história”, o filme narra a trajetória de dez anos da inteligência americana na busca por Bin Laden, protagonizada por Maya (Jessica Chastain), uma agente da CIA. O filme é baseado em fatos reais, mantendo a identidade dos personagens anônima. O filme foi dirigido por Kathryn Bigelow, a única mulher a levar um Oscar de “melhor direção” para casa.

 

Livre:

Baseado no best seller de Cheryl Strayed (interpretada por Reese Witherspoon) que aos 22 anos, achou que tivesse perdido tudo. Após a repentina morte da mãe, a família se distanciou e seu casamento desmoronou. Quatro anos depois, aos 26 anos, sem nada a perder, tomou a decisão mais impulsiva da vida: caminhar 1.770 quilômetros da chamada Pacific Crest Trail (PCT) – trilha que atravessa a costa oeste dos Estados Unidos – sem qualquer companhia. Cheryl não tinha experiência em caminhadas de longa distância e a trilha era bem mais que uma linha num mapa. “Minha caminhada solitária de três meses pela costa oeste teve muitos começos. Mas, na realidade, minha caminhada começou antes de eu sequer imaginar empreendê-la, mais precisamente quatro anos, sete meses e três dias antes, quando estava em um pequeno quarto da Clínica Mayo, em Rochester, Minnesota, e soube que minha mãe ia morrer”, escreve a autora.

 

A incrível história de Adaline (tem no Netflix):

Adaline Bowman (Blake Lively) nasceu na virada do século XX. Ela tinha uma vida normal até sofrer um grave acidente de carro. Desde então, ela, milagrosamente, não consegue mais envelhecer, se tornando um ser imortal com a aparência de 29 anos. Ela vive uma existência solitária, nunca se permitindo criar laços com ninguém, para não ter seu segredo revelado. Mas ela conhece o jovem filantropo, Ellis Jones (Michiel Huisman), um homem por quem pode valer a pena arriscar sua imortalidade.

 

A Dama de Ferro:

Antes de se posicionar e adquirir o status de verdadeira dama de ferro na mais alta esfera do poder britânico, Margaret Thatcher (Meryl Streep) teve que enfrentar vários preconceitos na função de primeiro-ministra do Reino Unido em um mundo até então dominado por homens. Durante a recessão econôminica causada pela crise do petróleo no fim da década de 70, a líder política tomou medidas impopulares, visando a recuperação do país. Seu grande teste, entretanto, foi quando o Reino Unido entrou em conflito com a Argentina na conhecida e polêmica Guerra das Malvinas.

 

Joana d’Arc de Luc Besson:

Em 1412, nasce em Domrémy, França, uma menina chamada Joana (Milla Jovovich). Ainda jovem, ela desenvolve uma religiosidade tão intensa que a fazia se confessar algumas vezes por dia. Eram tempos árduos, pois a Guerra dos Cem Anos com a Inglaterra se prolongava desde 1337. Em 1420, Henrique V e Carlos VI assinam o Tratado de Troyes, declarando que após a morte de seu rei a França pertencerá a Inglaterra. Porém, ambos os reis morrem e Henrique VI é o novo rei dos dois países, mas tem poucos meses de idade e Carlos (John Malkovich), o delfim da França, não deseja entregar seu reino para uma criança. Assim, os ingleses invadem o país e ocupam Compiègne, Reims e Paris, com o rio Loire detendo o avanço dos invasores. Carlos foge para Chinon, mas ele deseja realmente ir para Reims, onde por tradição os soberanos franceses são coroados, mas como os ingleses dominam a região, isto se torna um problema. Até que surge Joana que, além de se intitular a “Donzela de Lorraine” tinha uma determinação inabalável e dizia que estava em uma missão divina, para libertar a França dos ingleses. Desesperado por uma solução, o delfim resolve lhe dar um exército, com o qual ela recupera Reims, onde o delfim é coroado Carlos VII. Mas se para ele os problemas tinham acabado, para Joana seria o início do seu fim.

 

O Diabo Veste Prada:

Andrea Sachs (Anne Hathaway) é uma jovem que conseguiu um emprego na Runaway Magazine, a mais importante revista de moda de Nova York. Ela passa a trabalhar como assistente de Miranda Priestly (Meryl Streep), principal executiva da revista. Apesar da chance que muitos sonhariam em conseguir, logo Andrea nota que trabalhar com Miranda não é tão simples assim.

 

As sufragistas:

No início do século XX, após décadas de manifestações pacíficas, as mulheres ainda não possuem o direito de voto no Reino Unido. Um grupo militante decide coordenar atos de insubordinação, quebrando vidraças e explodindo caixas de correio, para chamar a atenção dos políticos locais à causa. Maud Watts (Carey Mulligan), sem formação política, descobre o movimento e passa a cooperar com as novas feministas. Ela enfrenta grande pressão da polícia e dos familiares para voltar ao lar e se sujeitar à opressão masculina, mas decide que o combate pela igualdade de direitos merece alguns sacrifícios.

 

Garota Exemplar:

Amy Dunne (Rosamund Pike) desaparece no dia do seu aniversário de casamento, deixando o marido Nick (Ben Affleck) em apuros. Ele começa a agir descontroladamente, abusando das mentiras, e se torna o suspeito número um da polícia. Com o apoio da sua irmã gêmea, Margo (Carrie Coon), Nick tenta provar a sua inocência e, ao mesmo tempo, procura descobrir o que aconteceu com Amy.

 

Bonequinha de Luxo (tem no Netflix):

Holly Golightly (Audrey Hepburn) é uma garota de programa nova-iorquina que está decidida a casar-se com um milionário. Perdida entre a inocência, ambição e futilidade, ela toma seus cafés da manhã em frente à famosa joalheria Tiffany`s, na intenção de fugir dos problemas. Seus planos mudam quando conhece Paul Varjak (George Peppard), um jovem escritor bancado pela amante que se torna seu vizinho, com quem se envolve. Apesar do interesse em Paul, Holly reluta em se entregar a um amor que contraria seus objetivos de tornar-se rica.