Filmes que irão te ajudar a entender mais sobre relações internacionais pelo mundo

Quer saber mais sobre as relações internacionais sobre o mundo, mas não sabe por onde começar? Nós, do Curta Mais, fizemos uma lista de filmes que irão te guiar nesse caminho de aprendizado.

Redação Curta Mais
Por Redação Curta Mais
3f5c8ac4abe5308c61c432bf1ec905e0

Quer saber mais sobre as relações internacionais sobre o mundo, mas não sabe por onde começar? Nós, do Curta Mais, fizemos uma lista de filmes que irão te guiar nesse caminho de aprendizado.

A cinematografia nos ajuda a compreender, muitas das vezes, o que se passa ao redor do mundo, vivências e realidades enfrentadas que podem ser desconhecidas. Por isso, para ajudá-lo a entender mais sobre relações internacionais e desvendar fatos que ocorrem ao redor do mundo, separamos 6 filmes que serão uteis para você.

 

Hotel Ruanda (2004)

O continente africano é rico em diversidade étnica, e esse foi a causa de um dos maiores conflitos étnicos da história. O filme retrata o conflito que aconteceu em Kigali, capital de Ruanda, em 1994, e Paul Rusesabagina (Don Cheadle) é gerente do Hotel des Mille Collines, relata um período de aumento da tensão entre a maioria hutu e a minoria tutsi, duas etnias de um mesmo povo, identificados apenas pelos documentos.

O estopim acontece quando o presidente de Ruanda morre em um suposto atentado após assinar um acordo de paz. Imediatamente os hutus entram em guerra contra os tutsis, dando início a matança e genocídio deliberado.

Paul, dono do hotel, tenta proteger sua família, mas com o iminente massacre generalizado, abriga os povos vítimas das atrocidades.

Onde assistir: Prime Video, YouTube.

 

A Grande Aposta (2015)

Porque relações internacionais é também economia! A obra retrata a crise econômica de 2008 e o modo como os EUA foi afetado pelo desastre econômico. Michael Burry (Christian Bale), dono de uma empresa média, decide investir muito dinheiro do fundo que coordena ao apostar que o sistema imobiliário nos Estados Unidos irá quebrar em breve.

Pegando carona na onda, dois investidores iniciantes na Bolsa de Valores decidem apostar na crise imobiliária, contando com a ajuda de Ben Rickert (Brad Pitt) de Wall Street, que vive recluso. E juntos, fazem uma fortuna aplicando golpes e aproveitando o colapso econômico de 2008.

Onde assistir: Amazon Prime Video, Globoplay, HBO Max, Netflix e YouTube.

A Dama de Ferro (2011)

O filme bibliográfico franco-britânico sobre a vida de Margaret Thatcher, a primeira-ministra britânica, focando na Guerra das Malvinas, em 1982, na guerra declarada da Inglaterra contra a Argentina.

Margaret Thatcher enfrentou preconceitos e rumores por desempenhar a função de primeira-ministra do Reino Unido em um mundo dominado majoritariamente por homens. Durante a crise de petróleo no fim da década de 70, Margaret tomou medidas impopulares que buscavam resolver os conflitos.

Onde assistir: Netflix, Looke.

As Sufragistas (2015)

Início do século XX, mulheres suprimidas por seus “superiores”, militantes dão início a um movimento que posteriormente viria a ser chamado de feminismo. A obra conta como, de fato, se deu o início do movimento feminista e o que as mulheres daquela época sofreram para que as mulheres de hoje pudessem ter ao menos voz e apoio para lutar pelos seus direitos.

O longa é de autoria de Abi Morgan, direção de Sarah Grovan, e, produção de Allison Owen, Faye Ward, e traz como protagonista  Maud Watts (Carey Mulligan).

Onde assistir: Globoplay, YouTube 

Adeus, Lenin! (2003)

Em cenário de Guerra Fria, pouco depois da queda do Muro de Berlim, o filme mostra como a propaganda alemã era gritante e os aspectos econômicos pouco permissivos. No que diria ser uma trama inusitada, o jovem Alexander, remonta o ambiente de uma Alemanha comunista para que sua mãe ao acordar do coma, não sofra com as mudanças.

 Onde assistir: Now, YouTube, Amazon Prime Video

O Caminho para Guantánamo (2006)

Em 11 de setembro de 2001, um grupo de amigos muçulmanos britânicos saem em viagem para um casamento no Paquistão. Logo após, eles decidem visitar o Afeganistão, mas a cidade logo é bombardeada pelos americanos, como resposta ao atentado de 11 de setembro. Porém, os jovens são capturados e torturados por não conseguirem provar suas identidades.

Onde assistir: YouTube, Netflix

FOTO: Pixabay