Filme brasileiro é eleito um dos mais assustadores da história do cinema

Adelina Lima
Por Adelina Lima
a6ae74a9a85d51f969b7347a0970de4b

O site The Daily Beast convidou o cineasta Martin Scorsese para elaborar uma lista histórica: uma seleção pessoal dos filmes mais assustadores da história do cinema. Scorsese, que já fez filmes do gênero, tais como Cabo do Medo (1991) e Ilha do Medo (2010), pareceu não simpatizar muito pelos filmes da nova geração.

Na lista, não é possível encontrar nada de produções com efeitos digitais 3D Ultra HD Max. Para o cineasta, os melhores e mais assustadores filmes de horror são da era do cinema preto e branco. A obra “mais recente” que aparece em sua seleção pessoal é O Enigma do Mal (1982).

Dentre a lista, o nome que chamou a atenção de muitos foi: Alberto Cavalcanti. Também conhecido como Cav (principalmente no exterior), o artista assina a direção de dois dos segmentos que compõem o longa-metragem Na Solidão da Noite (1945), filme de terror britânico produzido pela Ealing Studios.

No filme, Walter Craig (Mervyn Johns) é um arquiteto que sofre pesadelos constantes. Quando ele é convidado para passar um final de semana no campo, ele não imaginava que ao chegar lá ele se depararia com todas as pessoas que povoam seus horríveis sonhos. Ele ouve das pessoas, que nunca o tinham visto antes, histórias fantásticas que já aconteceram com elas. O primeiro conto é “O Motorista da Funerária”, o segundo “O Conto de Natal”, o terceiro “O Espelho Assombrado”, o quarto “O Conto do Golfe” e o quinto e último é “O Ventríloco Idiota”. Todas essas histórias são “amarradas” pelo enredo central que se passa na casa de campo.

O último e o mais famoso dos episódios de Na Solidão da Noite é The Ventriloquist’s Dummy, também dirigido por Alberto Cavalcanti. O ator Michael Redgrave é Maxwell Frere, um ventríloquista esquizofrênico que ora assume sua própria personalidade, ora a de Hugo, o boneco que manipulava. Em um de seus momentos de conflito de personalidade, Hugo induz Maxwell a cometer um ação sem volta.

 

Na lista das obras mais assustadores de Scorsese, o filme “Na Solidão da Noite” aparece em quinto lugar. Confira abaixo a lista completa:

1- Desafio ao Além (1963), de Robert Wise
2- A Ilha dos Mortos (1945), de Mark Robson
3- O Solar das Almas Perdidas (1944), de Lewis Allen
4- O Enigma do Mal (1982), de Sidney J. Furie
5- Na Solidão da Noite (1945), de Alberto Cavalcanti, Charles Crichton, Basil Dearden e Robert Hamer
6- Intermediário do Diabo (1980), de Peter Medak
7- O Iluminado (1980), de Stanley Kubrick
8- O Exorcista (1973), de William Friedkin
9- A Noite do Demônio (1957), de Jacques Tourneur
10- Os Inocentes (1961), de Jack Clayton
11- Psicose (1960), de Alfred Hitchcock