Filarmônica de Goiás faz concerto em comemoração Dia do Trabalho em Goiânia

Redação Curta Mais
Por Redação Curta Mais
50d1640f0fdb446636bd0aca7a35bb85

Entre as homenagens ao trabalhador, no dia 1º de maio, estará a apresentação da Orquestra Filarmônica de Goiás. Sob regência do maestro ítalo-brasileiro Alessandro Borgomanero, a Orquestra fará um concerto no Dia do Trabalho, às 11h, no Teatro Basileu França. No repertório, obras como: Le Héros, de Neukomm,  Sinfonietta nº1 de Villa-Lobos  e a Sinfonia nº41, de Mozart.

As obras

Neukomm foi um compositor austríaco que se apaixonou pelo Brasil, vivendo no Rio de Janeiro entre 1816 e 1821. Durante este período, compôs “Le Héros” (O Herói), que foi dedicada a Dom Pedro I, e é cabalmente reveladora da segurança composicional do autor.

A Sinfonietta Nº 1 foi composta no início da carreira de Villa Lobos e é dedicada à memória de Wolfgang Amadeus Mozart,  utilizando a instrumentação de uma orquestra de câmara clássica.

A Sinfonia nº41 é uma das últimas composições de Mozart. A obra possui uma série de intervalos que denotam ansiedade, mesclando características dos períodos clássico e barroco.

O maestro

Alessandro Borgomanero nasceu em Roma, mas vive em Goiânia desde 1999, onde é professor de violino na Universidade Federal de Goiás. De 2003 a 2007 foi o regente titular da Orquestra de Câmara Goyazes, liderando a orquestra em mais de 90 concertos por vários estados brasileiros.

Como reconhecimento pelas suas realizações na área da música em Goiás, recebeu em 2006, o título de Comendador da Ordem do Mérito Anhanguera, outorgado pelo Governo do Estado. Gravou vários CDs pelos selos Kreuzberg Records (Alemanha), Nami Records (Japão) e Classic Sound (Áustria). Em 2011 gravou um CD com obras inéditas de compositores brasileiros para violino e orquestra de cordas como solista e diretor artístico da Camerata Filarmônica de Goiás.

Participou com concertos em diversos festivais de música como no Festival de Verão de Salzburg em um concerto de música de câmara com a cantora Jessye Norman, Festival de Música de Edimburgo, nas Semanas Filarmônicas de Salzburg com integrantes das Orquestras Filarmônica de Viena e de Berlim, Festival Mozart de Tóquio, e no Festival de Inverno de Campos do Jordão. Ministrou masterclasses para violino na Escola Superior de Música de Viana (Portugal) e em quase todos os festivais de música do Brasil.

Programa:

Neukomm: Le Héros
Villa-Lobos: Sinfonietta No. 1 (A Memória de Mozart)
A. Mozart: Sinfonia nº 41 em Dó Maior, Júpiter, Kv. 551

Concertos Especiais

Comemoração ao Dia do Trabalho

Data: 1º de maio ( domingo)

Horário: 11h

Local: Teatro Basileu França

Regente: Alessandro Borgomanero

Entrada Gratuita