Festival online exibe mais de 50 documentários musicais

São mais de 50 filmes inéditos produzidos em diversas partes do mundo

Lígia Saba Fernandes
Por Lígia Saba Fernandes
a88b71e4426ad54868a8f7bbc40c3ee2

Imagem: Divulgação

 

Pela segunda vez, o festival In-Edit Brasil 2021 – Festival Internacional do Documentário Musical vai ser realizado de forma 100% online. A programação fica em cartaz entre os dias 16 e 27 de junho e pode ser acessada por três plataformas: a do In-Edit, com limite de visualizações; a do Sesc Digital e a da Spcine Play. O catálogo inclui tanto títulos gratuitos quanto por R$ 3.

 

Além das produções audiovisuais disponíveis, o evento também vai contar com apresentações de música ao vivo. O público pode conferir apresentações online de bandas e artistas como Nasi, Alzira E, Made in Brazil, Gritando HC, DJ Hum e convidados e João Ricardo (fundador da banda Secos & Molhados). Todos os shows serão transmitidos pelo canal do YouTube oficial do festival, assim como as conversas com diretores e debates.

O que assistir no In-Edit Brasil 2021

Para quem adora produções nacionais, vale a pena acompanhar os documentários selecionados para o Panorama Brasileiro, divididos nas categorias Competição Nacional, Mostra Brasil e Curtas Brasileiros.

Um dos destaques da Competição Nacional é “Secos & Molhados” (2021), de Otávio Juliano. No documentário, João Ricardo, criador da icônica banda, conta sua história pela primeira vez, desde a infância até a estreia, o sucesso e as brigas do grupo.

Na Mostra Brasil, o longa “Ventos que Sopram Maranhão” (2021), de Neto Borges, garante uma viagem musical pelos sons presentes no estado nordestino, conduzida por ninguém menos que Zeca Baleiro. Os espectadores assistem a depoimentos e performances de artistas locais explorando os mais diversos gêneros.

 

Entre os curtas, uma boa pedida é “João Bosco e Aldir Blanc. Parceria é isso aí” (2021), de Pedro Pontes. A dupla construiu uma das mais sólidas parcerias musicais do país. Na produção de 18 minutos, eles se encontram para apresentar uma nova canção e relembram seus 40 anos de trajetória.

 

Na programação internacional, o público pode curtir o documentário “Moby Doc” (2021), co-escrito por Moby e Rob Gordon Bralver, que também dirigiu e produziu o filme. Você vai acompanhar tudo sobre a vida e a carreira do cantor, DJ e fotógrafo fascinante, desde sua infância solitária nos subúrbios de NY até a criação de uma banda punk, a vida de popstar e o ativismo vegano. Sem contar que o longa tem a presença de nomes como David Lynch e David Bowie.

Em “Rockfield: a fazenda do rock” (2020), Hannah Berryman mostra como dois irmãos agricultores transformaram uma fazenda de gado leiteiro em um dos estúdios de gravação mais bem-sucedidos de todos os tempos. Os rockeiros de plantão terão a chance de conhecer algumas histórias da icônica fazenda onde bandas como Rush, Queen, Black Sabbath, Judas Priest, Motörhead e Sepultura gravaram grandes hits.