Festival fortalece movimento cultural de ocupação nas ruas do centro de Goiânia

O evento acontece neste fim de semana na capital

Thaís Muniz
Por Thaís Muniz
66e5c4e6a5883b6c533a095fa3b28f53

A Rua 8 vai ser palco da primeira edição do Festival Viva o Centro, no próximo domingo, 19 de dezembro, entre 11h e 23h. A programação totalmente gratuita reúne shows e diferentes manifestações de cultura urbana, com artistas locais. A intenção é fortalecer o movimento de ocupação da rua do lazer e do centro da capital. A iniciativa também carrega o compromisso com a sustentabilidade social, a partir da promoção de uma campanha de arrecadação de donativos, que serão destinados a populações vulneráveis em situação de rua desta região da cidade. 

As atividades serão realizadas no trecho da rua do Lazer entre a rua 3 e a avenida Anhanguera. Idealizado e organizado pelo dono do Brasis Goiânia Gastro Bar, Diógenes Oliveira Mendes Lira, o Festival é realizado de maneira colaborativa, com a participação de outros comerciantes da rua 8 e parceiros, como a terapeuta holística, Rafaela Simões, e a vereadora Aava Santiago (PSDB). A parlamentar é autora do projeto de lei Ocupa o Centro, que busca fortalecer as condições para os movimentos culturais na rua 8.

Programação

Estão previstos shows de estilos variados com as seguintes bandas locais: União Clandestina; Chá de Gim; Manguejam; Guaraz e Mellinda. A programação inclui ainda: Pista de skate montada pela Ambiente Skate Shop; Transmissão ao vivo do Programa Hip Hop em cena, da TV UFG; Brechó Caçamba; Discotecagem com Coletivo Tropi kaos; Vogue Night: baile em formato de batalhas, que é símbolo do movimento político de resistência e ocupação de espaços públicos pela comunidade LGBTQIA+, de influência norte-americana, chamado BallRoom. 

Sustentabilidade social

Projeto Social Sanduba do Bem – desenvolvido pela terapeuta holística, Rafaela Simões. Os participantes do evento poderão comprar fichas do Sanduba do Bem, nos bares da rua 8. Após o festival, de acordo com o número de fichas vendidas, o projeto vai produzir sanduíches e distribuí-los a pessoas em situação de rua, no centro de Goiânia. Também serão arrecadados cobertores e alimentos não-perecíveis, com a mesma finalidade. 

Projeto Ocupa o Centro

Projeto em tramitação na Câmara, proposto pela vereadora Aava Santiago (PSDB), prevê regulamentar o fechamento para o trânsito de carros e motos do trecho da rua 8, entre a avenida Anhanguera e a rua 4. A interdição deverá ser a partir das 18h, às sextas e aos sábados, e, durante todo o dia, em domingos e feriados. A parlamentar busca ainda fortalecer as condições para resgatar a vocação cultural da rua do Lazer e do centro, como a presença da Guarda Civil Metropolitana e da Polícia Militar e a colocação de banheiros químicos. 

 

SERVIÇO:

Festival Viva o Centro

Quando: Domingo, 19 de Dezembro

Onde: Rua 8, Centro, Goiânia-GO

Horário: a partir das 11h

Mais informações: @festivalvivaocentro

 

Imagem: Diógenes Lira