Fernanda Montenegro é candidata única à cadeira da Academia Brasileira de Letras

Aos 91 anos, a Dama do Teatro Brasileiro é a única candidata ao cargo, que antes foi ocupado pelo diplomata Affonso Arinos de Mello Franco

Thaís Muniz
Por Thaís Muniz
8f3daea139f8ca592551cdaaaaf81fe4

Fernanda Montenegro deve ser eleita a próxima imortal da Academia Brasileira de Letras (ABL). Fontes da instituição confirmaram para o Jornal O Globo que não houve outros candidatos para a cadeira à qual a atriz concorre, que era de Affonso Arinos de Mello Franco, morto em Março de 2020. A falta de concorrentes é interpretada na academia como uma homenagem à Fernanda.

Fernanda Montenegro, que fará 92 anos no dia 16 de outubro, inscreveu sua candidatura em 6 de agosto, na mesma data, pela primeira vez em sua História, a ABL realizou uma Sessão da Saudade, ritual em que os acadêmicos se despediram oficialmente de Franco.

A eleição de Fernanda Montenegro é um sonho antigo dos acadêmicos, que insistiram em sua candidatura. Há algum tempo, a academia vem tentando abrir suas portas para a cultura popular, o que pesa em favor de Fernanda, que com quase oito décadas de carreira, é reconhecida do público como um dos maiores nomes do teatro e do cinema do Brasil. Ela também tem uma relação forte com a poesia e a ficção, como demonstram suas diversas leituras públicas.

As inscrições para a cadeira terminaram no dia 6 de setembro. A votação acontece dia 4 de novembro e a atriz precisa receber 17 votos para, então, poder comemorar a eleição. A posse está marcada para acontecer em março de 2022.

A cadeira também já pertenceu a Roquette-Pinto (1884-1954), que deixou um importante legado para a ciência, cultura e educação no Brasil que fundou a primeira rádio nacional no país, e o diplomata Antônio Houaiss (1915-1999).

Imagem: Divulgação

Veja também:

Veja lista de veteranos que tiveram seus contratos renovados com a Globo até 2025

Pegadinha: Celso Portiolli tenta entrar na Globo