Famoso parque de Goiânia já foi clube aquático aberto a população

Lago das Rosas já foi um clube aberto para toda a população se refrescar

Julia Macedo
Por Julia Macedo
22c670be5d67e4c12a09600a44537080

Ao passear pelo Lago das Rosas você já se questionou o motivo pra ter uma escada no meio do lago? A escadaria de concreto tem cerca de 20 degraus e leva à… isso mesmo, lugar nenhum. O “monumento” um tanto quanto diferente tem significado. Pra te explicar como essa escada chegou lá nós precisamos voltar do início, quando ‘tudo era mata’. 

Lago

Em decorrência de todas as expedições rumo ao centro-oeste, um vale começa a ser efetivamente ocupado na segunda metade do século XIX. Segundo histórico da Agência Municipal de Meio Ambiente (AMMA), essa área fazia parte da Fazenda Crimeia que contava com aproximadamente 50 alqueires. Em 1933, o vale e todo o restante da área foi doado pelos proprietários para integrar o território da nova capital. 

Com orientação dos diretores do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, a instituição do Horto Florestal de Goiânia começa a trabalhar no local. No ano de 1941 foi oficialmente fundado em Goiânia o Balneário Lago das Rosas. Este Balneário foi criado com o lago cercado de roseiras. O local tornou-se um clube popular com piscinas naturais. As matas do Horto Florestal passaram a ser utilizados como jardim.

lago

No meio do lago foi instalado um trampolim, para gerar mais entretenimento aos banhistas, e muretas. Além dessas instalações, o parque contava com dois prédios: o Castelinho, muito utilizado por jovens e estudantes, e outro onde funcionavam bar e boate.

lago

Porém, os casos de afogamento nos lagos se tornaram uma preocupação. O banho no local passou a ser proibido. Em 1956, o Horto deu espaço ao Jardim Zoológico de Goiânia.

Durante as décadas de 70 e 80, Goiânia enfrentou cenário de amplo expansionismo. O entorno do lago passou a ser ocupado por condomínios de luxo e garantir novas funções. Suas calçadas se transformaram em pistas de caminhada para os moradores da região. A área passou a ser comercializada como um dos pontos residenciais de maior valor imobiliário na cidade. O Parque incrementou o slogan, referenciado em publicidades como “uma natureza ao alcance do olhar”. 

Trampolim

O Lago das Rosas ainda é um parque aberto ao publico e possui área de ginástica equipada, quiosques, playground, pedalinhos, quadras poliesportivas e, principalmente, bancos.