Fake News: áudio circulando em redes sociais sobre situação do coronavírus em Goiás é falso

Em áudio, mulher não identificada mente sobre uma nova variante do coronavírus que mata em 24h, além de inventar dados sobre o número de mortes no estado

Redação Curta Mais
Por Redação Curta Mais
781ddfac25809a675fae05bf687a9830

Mais do que combater o coronavírus seguindo as medidas de segurança e tomando os cuidados necessários, é fundamental ter cuidado com as informações que acessamos e compartilhamos na internet. As fake news, ou notícias falsas, estão em grande circulação nas redes sociais, em um período de muita insegurança, ansiedade e preocupação.

Recentemente, usuários relataram estar recebendo um áudio de uma suposta funcionária da Câmara Municipal de Goiás conversando com sua sogra e divulgando informações extraoficiais sobre a situação do coronavírus no estado. No áudio, a mulher, ainda não identificada, mente a respeito do número de mortos em Goiás, além de falar sobre uma falsa variante do coronavírus que mata em 24h e inventar dados sobre o lockdown no estado, afirmando ainda que não há UTIs disponíveis. 

Posicionamento

Sobre o caso, o Governo de Goiás publicou um vídeo em suas redes sociais desmentindo informações presentes no áudio e apresentando dados reais do coronavírus no estado. Além de reforçar a implantação de 800 leitos de UTI e desmentir os números de morte por dia em Goiás, o posicionamento oficial do governo alertou usuários para o compartilhamento de informações falsas e imprecisas na internet. 

Confira o vídeo publicado nas redes sociais:

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Governo de Goiás (@governogoias)

Como fugir das fake news

Compartilhar informações falsas pode criar ainda mais ansiedade e preocupação em um período de tanta insegurança. Esteja atento às informações e notícias chegando até você.

Recebeu algum áudio ou link no WhatsApp? Encontrou uma informação suspeita nas redes sociais? Antes de compartilhar, procure se informar sobre as fontes de onde essas informações estão saindo, confira veículos confiáveis e as últimas notícias publicadas para entender a real situação. 

O Curta Mais possui uma categoria para notícias, onde cada informação parte por uma curadoria, indo até as fontes para investigar a situação antes de compartilhar com os leitores. Nosso compromisso é com a sociedade, e por isso, trabalhamos com as principais informações e os assuntos mais urgentes que interessam aos goianos.