Facebook é envolvido em novo escândalo com denúncia de funcionária

A ex-funcionária acusa a empresa de colocar o lucro, acima da segurança dos usuários.

Letícia Rocha
Por Letícia Rocha
553e4e58a180eb94ea917e789b05dbbe

Após a polêmica do vazamento de dados que Mark Zuckerberg, CEO do Facebook enfrentou. Aparentemente, surge uma nova questão a ser debatida. Dessa vez, denunciada por uma ex-funcionária da empresa que acusa a empresa de colocar o lucro acima da segurança.

Frances Haugen, de 37 anos, trabalhava como gerente de projetos no Facebook. No entanto, a mulher se demitiu por não concordar com as atitudes da empresa. 

De acordo com a ex-funcionária, o algoritmo da rede está programado para apresentar conteúdos que causem alguma reação em seus espectadores.

“O Facebook percebeu que, se mudar o algoritmo para que seja mais seguro, as pessoas passarão menos tempo no site, clicarão em menos anúncios e vão gerar menos dinheiro.”

De acordo com Frances, ninguém entra na rede com intenções malévolas. No entanto, o algoritmo acaba desencadeando esses desentendimentos.

Sistemas de segurança desativados

Durante as últimas eleições americanas, o Facebook percebeu o quanto o algoritmo poderia ser nocivo. Por isso, nesse período foi ativado um sistema de segurança que resolvia esse problema.

No entanto, com o fim das eleições o sistema foi desativado e o algoritmo voltou a funcionar.

De acordo com Frances, “A versão do Facebook que existe hoje está destruindo nossas sociedades e causando violência étnica em todo o mundo”.

*Com informações G1