Estudos comprovam eficácia da CoronaVac contra a variante Delta da Covid-19

Pesquisa publicada na revista Lancet também mostra que a vacina do Butantan é eficaz contra pneumonias decorrentes desta variante

Thaís Muniz
Por Thaís Muniz
1564aae63e0676fa235f06914ec4b723

A revista The Lancet, uma das mais antigas e conhecidas revistas médicas e descrita como uma das mais prestigiadas do mundo, publicou um estudo neste mês, onde comprova que a vacina CoronaVac é 100% eficaz para prevenir casos graves causados pela variante delta, e aproximadamente 69,5% eficaz na prevenção de pneumonia decorrente da doença.

 

De acordo com o Instituto Butantan, esse é o primeiro estudo publicado sobre a eficácia da CoronaVac na prevenção de pneumonias e casos graves de covid-19 causados pela variante delta.

 

O estudo analisou 10.813 pessoas e foi realizado entre os meses de maio e junho de 2021. Os participantes haviam sido vacinados com uma das 4 vacinas de vírus inativo autorizadas para uso emergencial na China: a CoronaVac, também usada no Brasil, os imunizantes HB02 e WIV04, da Sinopharm, e a BICV, da Biokangtai.

 

As descobertas estão no artigo “Effectiveness of Inactivated COVID-19 Vaccines Against Covid-19 Pneumonia and Severe Illness Caused by the B.1.617.2 (Delta) Variant: Evidence from an Outbreak in Guangdong, China”, publicado em uma plataforma vinculada à revista científica.

 

A variante delta, identificada pela 1ª vez na Índia em outubro de 2020, está sendo responsável pelo aumento do número de casos da doença, inclusive em países onde a pandemia parecia controlada, como Israel e Reino Unido. No Brasil, já foram registrados mais de 700 casos desta variante.

 

 

Foto: Geovana Albuquerque (Agência Saúde-DF)

 

Veja também: Pesquisadores da USP comprovam que CoronaVac é eficaz em pacientes imunossuprimidos