Estudo mostra dez municípios goianos entre os mais ricos do agronegócio brasileiro

Goiás só perdeu para Mato Grosso e Mato Grosso do Sul

Mariane Faz
Por Mariane Faz
1e11d88c6fb702b83bbe0575642a23c1

De acordo com a Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SPA/MAPA), Goiás tem 10 municípios que estão entre os mais ricos do agronegócio. A instituição divulgou um estudo no início de 2020 sobre os 100 municípios mais ricos do agronegócio brasileiro.

Os municípios estão em território goiano, são: Cristalina, Rio Verde, Jataí, Mineiros, Chapadão do Céu, Montividiu, Paraúna, Goiatuba, Catalão e Quirinópolis.  

O Goiás só perde em quantidade de número de municípios entre os 100 mais ricos, para dois estados: Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, com 35 e 13 cidades, respectivamente.

Para realização do estudo a SPA/MAPA utilizou dois parâmetros: o valor da produção (VBP) das lavouras permanentes e temporárias e o Produto Interno Bruto dos Municípios. 

O estudo indica ainda que a riqueza do agronegócio destes municípios, contribuiu para taxas de crescimento do emprego acima da média do estado correspondente, e renda per capita superior à média, além de colaborar para que tais localidades registrem IDH elevados. Veja parte da lista, com a colocação de cada município goiano:

100

O destaque ficou por conta dos municípios Cristalina, Rio Verde e Jataí (7°, 9° e 13° lugar na lista), que possuem grande vantagem frente ao quarto colocado. O que mostra o grande desenvolvimento na produção agrícola desses municípios a nível nacional.

*com informações do SENAR Goiás

imagem: divulgação SENAR Goiás