Estudo histórico desvenda os segredos dos relacionamentos de sucesso

A ciência prova que existem aspectos primordiais que definem um bom relacionamento. Você vai ficar surpreso com o resultado!

Bianca Stephania Siarom
Por Bianca Stephania Siarom
93233f276b47a11f25ebf3227c3c667b

O sucesso para as relações humanas é um desejo de quase todo mundo que busca um(a) companheiro(a) para dividir a vida. Tinder, Grindr, Happn, Badoo, dentre vários outros aplicativos nos mostram como o ser humano tem buscado ter relações além do espectro que o cerca no dia-a-dia.

Psicólogos e especialistas vivem em busca de harmonizar as relações para que elas se tornem duradouras, mas, e se existir uma ciência que te mostre tudo o que uma relação bem sucedida precisa ter?

Há décadas os estudiosos tentam responder essa pergunta que finalmente parece ter uma resposta. Pelo menos é o que este estudo publicado na revista a Proceedings of the National Academy of Sciences mostra.

O estudo

Samantha Joel, líder do estudo e professora assistente na universidade Western em London, juntamente com seus colegas analisaram mais de 11 mil casais para determinar até onde seria possível prever a qualidade de um relacionamento e quais medidas seriam utilizadas nessa previsão.

man and woman lying on bedFoto: Davids Kokainis / Unsplah

Estes casais, escolhidos a partir de 43 conjuntos de dados, mostraram que o próprio pré-julgamento individual é decisivo na saúde de um relacionamento.

Ou seja, o quanto você sente que seu parceiro está satisfeito ou o apreço que você tem por ele — diz mais sobre a qualidade desse relacionamento do que a personalidade de cada um.

Quando o assunto é uma relação satisfatória, a parceria que vocês constroem é mais importante do que o parceiro que você escolhe“, disse Joel.

Então a dica que Joel deixa de cara é para você não focar em julgar se a pessoa se encaixa ou preenche os seus requisitos. Prefira pensar em como vocês se interagem um com o outro e se essa interação lhe faz bem.

two girl sitting on grass fieldFoto: Diego Rezende / Unsplash

Aspectos avaliados de um relacionamento de sucesso

Os pesquisadores avaliaram características individuais como idade, gênero, renda e personalidades, além de aspectos dentro de uma relação, como afeição, conflitos, apoio, entre outros.

A partir disso, os estudo concluiu que alguns aspectos previram melhor a satisfação do relacionamento. Sendo eles:

– Percepção do comprometimento do parceiro;
– Apreço;
– Satisfação sexual;
– Percepção da satisfação do parceiro;
– Conflitos

Casal, Africano, Feliz, Homem, Mulher, JuntosFoto: Pixabay

No espectro individual, o estudo indicou os aspectos de avaliação para um relacionamento bem-sucedido:

– Satisfação com a vida;
– Afetividade negativa (maior propensão a sentimentos negativos e baixa autoestima);
– Depressão;
– Evasão de apego;
– Ansiedade em relação ao apego.

O que isso revela sobre a vida amorosa?

Percebe-se que finanças não foi critério importante para as avaliações, visto que, não interferiu no estudo. O que importa mesmo para uma união duradoura é a sua percepção com relação com comprometimento do outro.

man in black framed eyeglasses kissing woman in red dressFoto: Renate Vanaga / Unsplash

Por outro lado, aspectos de personalidade, depressão ou ansiedade podem afetar a qualidade do relacionamento. “É preciso construir uma união que te faz sentir satisfeito e seguro pode compensar todas essas coisas“, escreveu a autora do estudo.

“O estudo sugerem que características individuais são importantes sim, mas seus efeitos na qualidade dos relacionamentos podem ser atribuídos a seus efeitos na dinâmica do relacionamento”, disse Justin Lavner, um psicólogo da Universidade da Geórgia que não estava envolvido no estudo, à CNN.

O que os pesquisadores não foram capazes de determinar, no entanto, foi como a qualidade de um relacionamento pode mudar ao longo do tempo.

Fontes: CNN e Hypeness / Capa: Nathan Dumlao / Unsplash