Estudantes de Goiás ganham campeonato de robótica na Alemanha

Jovens estudantes goianos da Escola Canadense Maple Bear Goiânia ganham destaque ao conquistarem dez troféus no Campeonato Mundial de Robótica FIRA 2023 na Alemanha, promovendo a excelência no ensino e a inovação tecnológica

Fernanda Cappellesso
Por Fernanda Cappellesso
827f2b09928aac6f097b00b884a0c644

Retornando da Alemanha nesta terça-feira, 25 de julho, um grupo de quatorze alunos do Ensino Fundamental da Escola Canadense Maple Bear Goiânia, Goiás, trazem consigo dez troféus conquistados no prestigioso Campeonato Mundial de Robótica FIRA RoboWorld Cup 2023, realizado na cidade de Wolfenbüttel, de 17 a 21 de julho.

Os talentosos estudantes, com idades entre 13 e 14 anos, foram os únicos representantes de Goiás na competição. Distribuídos em três equipes – incluindo uma exclusivamente feminina – eles triunfaram com distinção, alcançando o primeiro lugar em cinco desafios, o segundo em quatro, e o terceiro em um.

“Esta vitória ilustra a excelência do ensino em Goiás, que promove a curiosidade científica e a inovação tecnológica”, enfatiza Mônica Siqueira, diretora da Escola Canadense Maple Bear Goiânia. O Brasil também foi representado por equipes de escolas públicas e privadas dos estados do Maranhão, Ceará, São Paulo, Rio de Janeiro e Santa Catarina, que se qualificaram na etapa nacional do ano anterior.

Os goianos se destacaram em diversas provas, incluindo a “Missão Impossível United”. Nesse desafio, as equipes precisavam colaborar com colegas de diferentes nacionalidades e culturas para construir um robô capaz de erguer uma estrutura plástica pesada e resistente o mais rápido possível. A equipe de Goiás superou as demais com sucesso.

A conquista continuou com a “Cliff Hanger Missão 4”, onde os robôs precisavam navegar por uma arena, identificar duas garrafas de refrigerante por meio de sensores e levá-las ao centro. A equipe goiana concluiu esta missão em tempo recorde (32 segundos), superando até mesmo a categoria U19 (competidores de 15 a 19 anos). Tal desafio foi vencido pela dedicada equipe feminina de Goiás.

Outra vitória veio com a “Missão Impossível Hardware U14”, onde o objetivo era projetar um robô que conseguisse ultrapassar o maior abismo possível. A equipe goiana conquistou mais uma vez o primeiro lugar ao superar uma distância impressionante de 19 cm.

Importa salientar que esta é a segunda vez que a Escola Canadense Maple Bear Goiânia se destaca no FIRA RoboWorld Cup. Em 2022, uma equipe de cinco alunos trouxe para Goiás três honrosas premiações, incluindo um primeiro e um segundo lugar.

“O sucesso de nossos alunos no campeonato do ano passado incentivou a participação de um maior número neste ano. Eles representaram muito bem o nosso estado, trazendo ainda mais vitórias. Agora, o objetivo é continuar a expandir este sucesso em todas as futuras edições”, disse a CEO da escola, Mônica Siqueira.

“Esta conquista é fruto da dedicação de cada aluno e da fé que temos em nossos sonhos. Se você lutar por eles, com certeza irá alcançá-los”, considerou o professor de robótica Flamarion Gonçalves Moreira, que, juntamente com o assistente de robótica Victor Macedo Bezerra, acompanhou os estudantes na Alemanha.

“Nosso objetivo é oferecer aos nossos alunos oportunidades que possam descobrir seus potenciais, viver experiências marcantes e moldar suas vidas com audácia, assim como na conquista de um campeonato mundial”, completou a diretora da escola, Sabrina Maria da Silva Oliveira.

Os campeões goianos têm previsão de desembarcar às 9h no Aeroporto Internacional Santa Genoveva, juntamente com os professores que estiveram ao seu lado durante o campeonato, prontos para compartilhar mais detalhes sobre a empolgante experiência.