Estudantes de Goiânia representam o Brasil em torneio de robótica da NASA

Chiclete inovador para astronautas leva estudantes do Sesi Canaã para torneio de robótica da NASA nos Estados Unidos

src

por Redação Curta Mais

03/07/2019 às 11:01 - Atualizado em 03/07/2019 às 16:04

Faça uma avaliação

Sete estudantes do Sesi Canaã de Goiânia vão representar o Brasil no torneio de robótica Mountain State Invitation, que ocorre na sede da NASA em West Virginia, Estados Unidos. O grupo é formado por alunos com idades entre 15 e 17 anos e competirão com cerca de 70 times de 12 países. 

Durante pesquisas, os estudantes perceberam que os astronautas ficavam com as vias superiores congestionadas por conta da gravidade, e não conseguiam sentir o sabor dos alimentos. Diante disso, adolescentes desenvolveram o 'Chiclete', goma de mascar, com componentes de pimenta que, ao mascar 10 minutos antes de comer, permite aos astronautas sentir os sabores das comidas. O projeto foi premiado no Festival Nacional de Róbotica realizado em março, no Rio de Janeiro, garantindo a vaga dos jovens no torneio. 

Em órbita foi o tema da temporada 2018/2019, desafiando os estudantes a pesquisar questões relacionadas a viver e viajar no espaço. Os alunos tiveram que identificar problemas físicos ou sociais enfrentados durante viagens espaciais e propor soluções inovadoras. Também tiveram que provar as habilidades dos robôs de LEGO, feitos por eles mesmos, cumprindo missões como: locomover-se em em àreas com cratéras, mover satélites para a órbita e ajudar astronautas a voltarem para a base espacial com segurança. 

O grupo embarca para o torneio na próxima terça-feira (09/07) e representará o Brasil junto com mais duas equipes, de Brasília e do Rio Grande do Sul. 

Você também pode gostar

Clube Curta Mais
Clube de vantagens e descontos exclusivos
Acesse