Estudante goiano conquista primeiro lugar na Olimpíada Internacional de Economia

O Brasil brilha na Grécia e se torna tetracampeão da Olimpíada Internacional de Economia. Pedro Porto de Carvalho Nunes, goiano de 18 anos, conquista medalha de ouro.

Fernanda Cappellesso
Por Fernanda Cappellesso
a972242674c6b99d04e84f795297d256

Em um feito impressionante na Grécia, o Brasil acaba de se tornar tetracampeão da Olimpíada Internacional de Economia (International Economics Olympiad). A competição reúne talentos de todo o mundo para resolver desafios nas áreas de Economia, Finanças e Negócios.

Dentre os oito representantes do Brasil, cinco trouxeram medalhas para casa. Em destaque está o goiano Pedro Porto de Carvalho Nunes, de 18 anos, que brilhou com uma medalha de ouro. O interesse de Pedro por olimpíadas científicas teve início com competições de matemática, astronomia e física.

A trajetória de Pedro até o ouro não foi fácil. Ele superou uma etapa online de conhecimentos gerais, enfrentou uma prova escrita — com questões objetivas e dissertativas sobre diversos temas econômicos — e, na fase final, participou da resolução de um business case elaborado pela Bain & Company.

Mas Pedro não foi o único a brilhar. Os outros medalhistas brasileiros são:

  • Leonardo Zanetti Souza: Medalha de Ouro
  • Lucas Monteiro Rivell: Medalha de Ouro
  • Luiz Filipe Peres: Medalha de Prata
  • Renato Timoteo Wanderley: Medalha de Bronze

O triunfo brasileiro, entretanto, veio com uma vantagem mínima: apenas 0,8 pontos à frente da Indonésia, que ficou em segundo lugar. Vale lembrar que, desde 2019, as equipes brasileiras se destacam na competição, com pódios consecutivos. A única exceção foi o último ano, quando foram superados pelos Estados Unidos.

O Brasil, com sua constante presença no pódio, solidifica seu nome como uma potência nas Olimpíadas Internacionais de Economia, e promete continuar surpreendendo nos próximos anos.