Estudante da UFG conquista primeiro lugar em concurso internacional de música

Jovem diz que precisa no mínimo de 4 horas de estudos diários para manter a técnica

Igor Ricardo
Por Igor Ricardo
e86405b8cf51333b720b921f1af8c556

Um estudante da Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás (Emac/UFG) acaba de ser premiado com o primeiro lugar na categoria “Virtuoso II” da London International Music Competition (Limc). Esta foi a primeira vez que o discente se inscreveu em uma competição internacional de música clássica, em junho de 2022. Mario Sales é músico natural de Maceió (AL) e iniciou os estudos de violão aos 10 anos com incentivo da família. É ex-aluno da graduação em licenciatura de Música pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e atualmente cursa o bacharelado em violão clássico na UFG, sob a orientação do professor Eduardo Meirinhos. 

 

O violonista já participou como bolsista de vários festivais nacionais de música como o Fimus (Campina Grande-2017), Gramado in Concert (Gramado-2018), Femusc (Santa Catarina-2019) e foi finalista em todas as competições em que participou. Além de ser premiado no Concurso de Violão Souza Lima (São Paulo-2018), Concurso de Violão Fabio Lima (Curitiba-2019) e no Concurso “Violão e Violão” (Brasil-Portugal, 2022). 

 

A preparação para participar da competição é bastante intensa. São necessárias no mínimo 4 horas de estudos diários para manter a técnica e demonstrar segurança na execução das obras.

 

O repertório escolhido para o concurso conta com obras que representam o violão brasileiro através de compositores consagrados como H. Villa Lobos e Francisco Mignone, além de compositores clássicos como  J. S. Bach (Alemanha) e J. Turina (Espanha).

 

Para Mario, a vitória é resultado de muito trabalho: “Conseguir a primeira colocação em uma competição internacional é muito gratificante. Mostra que toda a dedicação e trabalho realizado nos últimos anos tem dado certo”, afirmou.

 

Nessa competição o violonista concorreu com músicos de todo o mundo e, com a vitória, terá a possibilidade de ganhar o prêmio em dinheiro e de participar de concertos realizados pela London International Music Competition. 

 

O violonista também fez um agradecimento especial às pessoas que contribuíram com sua trajetória.

 

“Gostaria de fazer um agradecimento especial a toda minha família e amigos por todo apoio, e ao meu querido professor Eduardo Meirinhos, por todos ensinamentos que me passou em nossos encontros semanais nos últimos anos e por ser um grande incentivador e acreditar no potencial dos seus alunos, sem sombra de dúvida suas orientações foram fundamentais para conseguir essa premiação”, concluiu.

 

O evento visa tornar acessível a competição internacional de música e, por isso, foi realizado de forma remota. Os candidatos participaram enviando um vídeo apresentando sua performance de peças selecionadas por eles mesmos, e foram avaliados por um júri artístico de renome internacional. O resultado dos vencedores do concurso foi anunciado no dia 22 de julho de 2022, no site do Limc. 

Fonte: Emac-UFG

Foto: Reprodução

 

Na palma da mão

Acesse https://linktr.ee/guiacurtamais e fique por dentro do que há de melhor em conteúdo. O Curta Mais é a multiplataforma mais completa e confiável de cultura, gastronomia, entretenimento, política e negócios de Goiás.