Estudante com autismo lança clipe musical em Goiânia com produção já indicada ao Grammy

A canção foi composta pelo jovem durante suas sessões de musicoterapia realizadas desde os 7 anos de idade

Rafael Campos
Por Rafael Campos
7a444f82acc1f830c1ed39a7777e79f6

O autismo, mais conhecido com o Transtorno do Espectro Autista, é uma síndrome caracterizada por problemas na comunicação, na socialização e no comportamento, geralmente diagnosticada em crianças entre 2 e 3 anos de idade. Devido ao seu comportamento, as pessoas com autismo podem apresentar um processamento sensorial diferenciado. De acordo com o artigo escrito pelo professor Gustavo Schulz, elas tendem a processar melhor as informações espaciais e concretas e focar a atenção em partes separadas, e com isso, as pessoas com autismo tem um maior interesse por sons relacionados à música do que por sons vindos da fala.

 

Este é o caso do goiano e estudante de física Maurício Garcez. O jovem adulto lançou o clipe visual de sua música ‘Preguiça’, divulgado neste último domingo (25) na internet. A ação foi gravada em parceria com o estúdio Pé de Amora, localizado em Goiânia, que já teve indicações ao Grammy Latino, e optou em fazer todo este trabalho de forma gratuita.

 

Hoje com 32 anos, Garcez foi diagnosticado com autismo tardiamente aos 23. Mas desde criança, o estudante é orientado pela musicoterapeuta Kelly Tobias. “Ele sempre dizia que estava com preguiça. Mesmo assim, eu ia à casa dele, fazia exposições teóricas, cantava, tocava instrumentos. Foi possível ressignificar esse comportamento inadequado. Sugeri que criássemos uma composição que falasse sobre a preguiça, e o Maurício adorou”, relatou a especialista.

 

Com isso, Maurício foi ganhando a paixão pela música. Segundo a mãe Sandra Andrade, esse foi o motivo que a fez buscar uma especialista para seu filho e investir no canto. Durante o tratamento, ele já realizou apresentações em forma de sarau, o que sempre se tornou motivo de empolgação e alegria para o estudante. “Ele gosta de ver que as pessoas param para vê-lo cantar. E isso já enche o coração dele e da mãe”, afirmou ela.

 

O clipe está disponível no canal oficial no Youtube, mas também pode ser escutada nas plataformas digitais mais conhecidas de áudio. Agora o jovem se prepara para entrar na carreira digital e atuar em mais trabalhos ligados com a sua paixão: a música.

 

Assista o clipe:

 

Foto: Instagram/Reprodução