Estádio de Samambaia, ‘o Rorizão’ será reaberto no DF

BFC, time mais antigo do DF também retorna em busca da primeira divisão

Adelina Lima
Por Adelina Lima
fc982e2a6b993c262ad6297cf7bdd666

Conhecido como Rorizão, o Estádio Joaquim Domingos Roriz, em Samambaia, voltará a ser palco de emocionantes partidas esportivas. O local estava fechado havia três anos pelo Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), pois não possuía laudos que comprovassem condições de funcionamento. A questão foi solucionada pela Secretaria de Esporte e Lazer (SEL), que empreendeu uma minuciosa força-tarefa de vistoria para garantir que esses espaços ofereçam segurança e comodidade aos seus frequentadores.

A boa notícia foi dada pelo vice-governador Paco Britto na noite desta quarta-feira (28), em evento que marcou o ressurgimento do Brasília Futebol Clube (BFC). O novo presidente da instituição, Flávio Simão, deu o pontapé inicial nos planos para agremiação mais antiga do Distrito Federal nos próximos cinco anos: chegar à primeira divisão do futebol brasileiro.

Atualmente, o time faz parte da segunda divisão do DF, mas pode, sendo vitorioso nas disputas de 2020, passar a integrar a Série A no próximo ano. Já para chegar à elite do futebol brasileiro, precisa passar pela primeira divisão local e pelas séries D, C e B do campeonato nacional.

História

Inaugurado em 1994, o estádio Joaquim Domingos Roriz é mais conhecido como Rorizão. Com capacidade para até seis mil pessoas, a arena fica na quadra 301. Entre os principais títulos estão oito campeonatos brasilienses da primeira divisão, dois da segunda divisão, uma taça JK e uma Copa Verde.

 

Foto: Divulgação/Agência Brasília