Espetáculo goiano Hábitos Noturnos estreia na próxima semana no Youtube

A história que ganhou o nome após observação em ponto turístico de Goiânia conta com participação especial de renomado ator nascido em Uruguai

Rafael Campos
Por Rafael Campos
66fdb2927c61e7dd273a8d7cc2a3565d

O espetáculo goiano ‘Hábitos Noturnos’, dirigido por Valéria Braga, estreia no canal do Youtube ‘Casa 107’ a partir do próximo dia 16 de junho. A trama irá abordar sobre os distúrbios da insônia que afetam milhares de pessoas e que se agravou durante a pandemia do novo coronavírus.

 

O projeto foi um dos contemplados pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura. E tem como inspiração, o filme Clube da Luta, dirigido por David Fincher no ano de 1999. Valéria Braga, além de ser responsável pela direção, também faz parte do elenco juntamente com os atores goianos Rodrigo Cunha e Rodrigo Jubé.

 

Valéria afirma que tem sido um grande desafio dirigir o espetáculo, mas que sentiu necessidade de explorar esse universo complexo que é a violência. A diretora reforça que, apesar de trazer dois personagens masculinos, a sua a presença como mulher – já que também atua na gravação – ajuda no diálogo com a violência. “O desafio é tratar do universo da violência pela sua complexidade e de como a sociedade processa essa violência”, pontua. 

 

Já Rodrigo Jubé destaca ainda a importância do espetáculo virtual no atual momento que estamos vivendo. “Eu estou muito feliz com o projeto. O espetáculo traz assuntos muito interessantes e relevantes para a sociedade no nosso dia a dia, principalmente dessa questão do preconceito a partir do corpo, desses hábitos de violência, de ofensas que são criadas a partir de estereótipos”, afirmou ele.

 

Contudo, o terceiro integrante do elenco, Rodrigo Cunha, revela que o nome da peça surgiu após observar os costumes noturnos dos animais que estão no Zoológico de Goiânia. “Nós fizemos uma visita um dia lá e notamos que os animais ficam escondidos nas jaulas devido à tristeza diante aquela situação. Quando escurece, eles não dormem. Eles afloram todos os seus costumes diante dessa forma violência que é imposta. Essa é a insônia. É uma sensação de iminente perigo e morte pela mudança forçada de habitat”, pontua.

 

Cunha conta que, mesmo com a pandemia, ele não se acomodou e manteve seus hábitos a construção do personagem. “O personagem exigiu uma imensa transformação corporal com aulas de boxe, kung fu, crossfit, musculação, além de laboratórios de animalidade”. 

  

Participação Especial 

 

Para completar o elenco de ‘Hábitos Noturnos’, o renomado ator uruguaio Hugo Rodas fará uma participação especial na trama.  Além de ator, ele é diretor, professor, cenógrafo, iluminador, figurinista, dramaturgo, coreógrafo e músico. Desde 1975, ele se mudou para Brasília, onde tem realizado inúmeros trabalhos.

 

Hugo também possui espetáculos desenvolvidos em Goiânia, sendo o mais recente deles em 2017, intitulado Dali. Mas também, esteve à frente dos espetáculos O Verde Alecrim (2014), Esquizofrenia (2012), In-decência (2009), Épido (2007), O Olho da Fechadura (2005) e Memória Roubada (2003). Alguns deles foram feitos com Valéria, com quem já cultiva uma amizade de mais de 20 anos. 

 

É algo que está me dando um calor no coração.  Hugo sempre foi um grande amigo e uma referência primordial nos meus trabalhos. Dirigir o Hugo será uma experiência única na minha trajetória, um presente”, descreveu Valéria ao relatar a experiência em dirigir o ator e amigo convidado.

 

Serviço: 

Espetáculo: Hábitos Noturnos 

Local: Youtube da Casa 107

Data: de 16 a 19 de junho 

Horário: 20 horas