Espécie de pica-pau que inspirou desenho animado será declarado extinto

O pica-pau-bico-de-marfim está entre as 23 espécies ameaçadas pela extinção

Thaís Muniz
Por Thaís Muniz
d40cc96554484a900e190c50e7e30a0a

O pássaro chamado de pica-pau-bico-de-marfim (Campephilus melanoleucos), que inspirou o famoso personagem do desenho animado, e outras espécies de aves, peixes e uma planta devem ser declarados extintos pelo Serviço de Peixes e Vida Selvagem dos Estados Unidos. A confirmação foi dada por meio de um anúncio, divulgado pelo The New York Times nesta quarta-feira, 29.

 

O jornal ainda afirmou que, ao todo, as autoridades do país vão incluir mais 22 espécies ameaçadas (10 pássaros, oito mexilhões de água doce, dois peixes, um morcego e uma planta). 

 

O pica-pau-bico-de-marfim dependia de pântanos vastos para sobreviver, por isso, a espécie nunca foi conhecida como uma ave comum. Os fatores por trás dos desaparecimentos podem ser diversos, como a poluição da água, extração de madeira, competição de espécies invasoras, pássaros mortos por penas e animais capturados por coletores privados. Os cientistas também alertam que as mudanças climáticas devem acelerar o ritmo em que espécies são extintas.

 

pica
Imagem: Reprodução

 

O último aparecimento da ave nos Estados Unidos foi registrado na década de 40 na cidade de Louisiana. Entretanto, há relatos de aparição da ave nos anos 2000, mas nunca foram confirmados.

 

O desenho animado: Sucesso no Brasil

 

De acordo com a Revista Superinteressante, o Pica-Pau foi o primeiro desenho a ser exibido na televisão brasileira. Estreou um dia após a inauguração da TV Tupi, em setembro de 1950. No início, não havia dublagem: os curtas eram exibidos em inglês, com legendas. Ainda hoje é um dos desenhos mais exibidos no país.

 

Imagem capa: Divulgação

 

Veja também:

 

#TBT: relembre filmes que marcaram nossa infância que estão disponíveis nos Streamings

 

16 desenhos animados dos anos 80 e 90 para recordar a infância