Escola pública em Goiânia cria kit educativo para crianças sobre a Covid-19

Caixinha do Cmei leva itens de higiene, lanche, materiais didáticos, cartinha e muitas surpresas

Redação Curta Mais
Por Redação Curta Mais
2b875b716aa17a18768d7f7b787cc8c3

Uma ideia, que surgiu no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Setor União, tem levado um pedacinho da escola até os pequenos alunos em casa com o objetivo de amenizar o impacto neste período de distanciamento social. Professores da unidade, criaram um kit pedagógico que é enviado periodicamente até a casa dos alunos.

No primeiro kit, professoras e auxiliares de sala elaboraram uma carta individual para suas crianças fazendo esclarecimentos sobre os cuidados contra a Covid-19, com uma foto da turma tirada antes da suspensão das aulas presenciais. Com sabonete líquido, sachê de chá de camomila para acalmar os sentimentos, sementes de girassol para plantio e um bloco de Observações da Natureza (retirado do site “Ser Criança é Natural”). “Nosso objetivo é levar um pouquinho do nosso CMEI para a casa de cada um”, explica a coordenadora pedagógica do Cmei União, Hellen Amaral.

A partir de então, o kit passou a ser montado de acordo com as propostas das professoras de cada agrupamento e se tornou uma “caixa surpresa”, que as famílias recebem mensalmente, junto com o kit alimentação.

As caixas decoradas dão suporte para as famílias realizarem as atividades programadas para aquele mês com as crianças. Incluem papel colorido, giz de cera, tinta guache, canetinhas, lápis de cor, massinha cordão, crepom, argila etc. Os materiais usados fazem parte da rotina das unidades e são adquiridos com a verba de consumo do Programa de Autonomia Financeira da Instituição Educacional (Pafie).

Segundo a diretora da escola, Daniella Vasconcelos, a ideia deu tão certo que tem inspirado outras unidades que buscam dicas e trocam informações com a equipe do Setor União.